Saúde

UBS TRÊS PODERES

"Mês do Homem" encerra atividades com serviços de saúde

Consultas, vacinas e testes rápidos foram oferecidos

Publicado em: 27/07/2018 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

"Mês do Homem" encerra atividades com serviços de saúde

Palestras, consultas médicas, distribuição de preservativos e aplicação de vacinas foram oferecidos (Foto: Patrícia Araújo)

A Unidade Básica de Saúde, UBS, do Bairro Três Poderes, realizou na quinta-feira, 26, das 14h às 17h, uma programação diferenciada de encerramento das atividades de julho, mês da Saúde do Homem, com o “Dia D” marcado no último 15.  Palestras, consultas médicas, distribuição de preservativos e aplicação de vacinas foram oferecidos.

“Temos pai, filhos, irmãos, amigos, e este é um grande dia para fazer uma conscientização para eles sobre a importância de procurar o médico e da higiene pessoal, por exemplo”, destacou a diretora da unidade de saúde, Acilea Pereira. Após palestra, três clínicos gerais realizaram consultas, com mais de 60 atendimentos, quase o dobro em dias regulares. “Em caso de necessidade dos pacientes, nós encaminhamos esse homem para um especialista”, acrescentou.

De acordo com a diretora, o Programa de Saúde do Homem, PSH, funciona na UBS, na terça e quinta-feira,  e a proposta dessa programação foi de "oferecer atenção especial pelo fato de que, diferentemente da mulher, os homens pouco procuram atendimento médico, seja por falta de tempo ou de conhecimento".

Outra estratégia adotada pela direção da UBS Três Poderes para atrair mais homens à unidade foi uma parceria com as esposas. “Toda mulher que trouxer seu marido, seu filho ou o seu pai, ela também, consegue uma consulta na hora, porque a consulta do homem não precisa marcar, é só vir na unidade”, encerra a diretora.

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde do Homem, Fernanda Moreira, ações como essa são importantes para tentar conscientizar o público sobre a prevenção de câncer de próstata, tabagismo, problemas de coração e testes rápidos que detectam DSTs-AIDS. O lanterneiro André Pereira da Silva, de 19 anos, faltou ao serviço para fazer uma consulta. “Gostei muito dessa ideia de fazer esse atendimento especial”, enfatizou.

“É muito bom esse atendimento, pois a gente passa o dia trabalhando e não tem tempo de vir, e agora podemos tratar da saúde”, destacou o comerciante Ismael Chaves Barbosa, que procurou o médico após sentir dor na coluna e foi atendido por Abraham Elmescany.

Saúde