Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica atende em frente ao Imperial Shopping

Serviços oferecem consultas, exames e agendamento de mamografias

Publicado em: 24/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica atende em frente ao Imperial Shopping

Ônibus é adaptado com consultórios e área de atendimento específica (Foto: Edmara Silva)

Começaram nessa segunda feira, 23, e segue até dia 30, os atendimentos da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, no Jardim São Luis, em frente ao Imperial Shopping. Visando atender um público cada vez maior, a Secretaria Municipal de Saúde segue cronograma definido de acordo com as demandas locais e solicitações feitas por instituições e empresas que tenha grande fluxo de pessoas.

Em abril, o ônibus já passou pelo Bairro Bacuri, onde atendeu durante 12 dias em frente ao Cras Bacuri; e pelo Santa Inês, onde ficou do dia 16 ao dia 20, em frente à Igreja Batista Maranata na Avenida Industrial. Os serviços oferecidos são consultas dermatológicas para lesões suspeitas de câncer, exames preventivos do colo do útero, PCCU, da próstata, PSA, e agendamento de mamografias.

Até o final deste mês, interessados devem procurar o ônibus das 7h às 11h e das 14h às 17h, com cartão SUS e comprovante de residência. “Sem fila e sem pré-agendamento, usuário que nos procurar será atendido e receberá o resultado de seu exame dentro de aproximadamente 15 dias no Cras ou Unidade Básica de Referência de seu bairro” – explicou a coordenadora.

Quanto aos diagnósticos positivos, ela esclarece que são entregues por médico especialista, que encaminha ao tratamento. “Os pacientes com resultados alterados recebem diagnóstico em uma consulta nos Três Poderes, para começarem os procedimentos completares, sendo que em caso de confirmação do câncer, ele já será direcionado à Rede de Oncologia Pública” – afirma.

O ônibus, adaptado com consultórios e área de atendimento específica, possui equipe multiprofissional formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo. “É um programa que trabalha na prevenção e no combate aos cânceres de colo do útero, próstata, mama e pele; por isso mantemos essa logística de ir até o usuário, porque dessa forma ampliamos a cobertura e proporcionamos mais qualidade de vida às pessoas” – ressaltou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Saúde