Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica atende três bairros em maio

Ônibus está na Vila Independente e percorrerá o Sebastião Régis e Nova Imperatriz

Publicado em: 15/05/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica atende três bairros em maio

Ônibus oferece consultas, exames e agendamento de mamografias em três bairros este mês (Foto: Assessoria)

Os atendimentos da Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, em maio, foram inciados pelo Bairro Vila Independente. O ônibus foi estacionado desde o último dia 7 e fica até sexta-feira, 18, na Avenida Newton Belo, próximo ao IFMA. Visando atender um público cada vez maior, a Secretaria Municipal de Saúde segue cronograma definido de acordo com as demandas locais e solicitações feitas por instituições e empresas que tenham grande fluxo de pessoas.

Neste mês, a unidade vai passar ainda pelo Residencial Sebastião Régis, onde atenderá na Associação de moradores do dia 21 ao dia 25; e pela Nova Imperatriz, de 28 de maio a 1º de junho, em uma ação da Igreja Batista da Mangueira, Rua Pernambuco nº 870. Os serviços oferecidos são consultas dermatológicas para lesões suspeitas de câncer, exames preventivos do colo do útero, PCCU, da próstata, PSA, e agendamento de mamografias.

Interessados devem procurar a unidade móvel, das 7h às 11h e das 14h às 17h, com cartão SUS e comprovante de residência. “Sem fila e sem pré-agendamento, usuário que nos procurar será atendido e receberá o resultado de seu exame dentro de aproximadamente 15 dias” – explicou a coordenadora Vilenice Batista.

Quanto aos diagnósticos positivos, ela esclarece que são entregues por médico especialista, que encaminha ao tratamento. “Os pacientes com resultados alterados recebem diagnóstico em uma consulta nos Três Poderes, para começarem os procedimentos complementares, e, se confirmado o câncer, ele já será direcionado à Rede de Oncologia Pública” – afirma.

O ônibus, adaptado com consultórios e área de atendimento específica, possui equipe multiprofissional formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo. “É um programa que trabalha na prevenção e no combate aos cânceres de colo do útero, próstata, mama e pele; por isso, mantemos essa logística de ir até o usuário, porque dessa forma ampliamos a cobertura e proporcionamos mais qualidade de vida às pessoas” – ressaltou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Saúde