Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica convida a população a se prevenir contra o câncer

Atendimentos prosseguem até o último dia deste mês na UBS Vila Nova

Publicado em: 26/03/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica convida a população a se prevenir contra o câncer

Atendimento no ônibus oncológico atende protocolos sanitários. (Foto: Maira Soares)

Prevenir o câncer é o melhor remédio contra essa doença que mata milhares de pessoas anualmente no pais. Nesse sentido, a coordenação da Unidade Móvel Oncológica, da Prefeitura de Imperatriz, convida a população para realizar seus exames de prevenção com a garantia da adoção dos protocolos sanitários de contenção da Covid-19.

O ônibus adaptado, que funciona com consultórios médicos e espaço de coleta de material, entre outros, está atendendo durante todo o mês de março em frente à Unidade Básica de Saúde, UBS Vila Nova, no bairro do mesmo nome com a oferta de consultas, exames de prevenção do colo do útero, cadastro para mamografia e o exame do PSA para homem. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30 e das 14h às 17h.

“No caso do cadastro para fazer mamografia é preciso apresentar a cópia de documentos pessoais e para os exames de PSA o homem deverá comparecer em jejum e apresentar o cartão do SUS com endereço de Imperatriz”, observou a coordenadora Vilenice Batista.

No caso do exame de prevenção do colo do útero é necessário que a mulher esteja há três dias sem ter relações sexuais e sete dias antes ou depois da menstruação.

Dentre os cânceres mais comuns e letais estão o câncer de mama para as mulheres e de próstata para os homens.

Números

Mesmo com a pandemia, os serviços continuam sendo ofertados pelo programa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Móvel Oncológica, também chamada de ônibus de combate ao câncer ou ônibus rosa. 

Vilenice Batista informou que nos três primeiros meses deste ano unidade já realizou 4.253 atendimentos, dentre consultas e exames para homens e mulheres.

Como medida preventiva, os atendimentos foram reduzidos e ocorrem mediante entrega de senhas para evitar aglomerações e se dá com distanciamento, uma pessoa por vez, e todos precisam, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial. No mês de abril será a vez da UBS Vila Lobão receber o ônibus oncológico.

Saúde