Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica passa atender na UBS da Vila Lobão

Os atendimentos serão durante todo o mês de abril

Publicado em: 05/04/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica passa atender na UBS da Vila Lobão

A procura por atendimento foi grande já no primeiro dia na Vila Lobão. (Foto: Maira Soares)

Em cumprimento ao cronograma elaborado no inicio do ano, a  Unidade Móvel Oncológica passa a atender a partir desta segunda-feira,5, em novo endereço, em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Lobão.

Serviços são ofertados ao público de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, com a adoção de todos os protocolos sanitários de contenção da Covid-19.

No ônibus são ofertadas consultas, exames de prevenção do colo do útero, cadastro para mamografia e o exame do PSA para os homens.   

A coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista, explicou que é necessário que as mulheres interessadas em fazer mamografia façam previamente um cadastro, ocasião em que precisam apresentar a cópia de documentos pessoais.

As mulheres que pretenderem fazer a prevenção do colo do útero, necessariamente, precisarão estar há três dias sem ter relações sexuais e sete dias antes ou depois da menstruação.

No casos dos homens, é exigido que estes compareçam ao ônibus pela manhã em jejum e apresentem o cartão do SUS com endereço de Imperatriz.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os cânceres mais comuns e letais estão o câncer de mama para as mulheres e de próstata para os homens. Quanto mais cedo a doença é descoberta, mais são as chances de cura.

Protocolos

Vilenice Batista reforçou que os atendimentos ocorrem todos os dias, com a doção de protocolos sanitários rigorosos como o distanciamento dentre as pessoas e uso de máscara. O atendimento é individual, uma pessoa por vez em cada consultório do ônibus adaptado.

Saúde