Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica atende no Cras Bacuri

Em abril, ônibus passará também pelos bairros Jardim São Luis e Santa Inês

Publicado em: 03/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica atende no Cras Bacuri

Ônibus ficará estacionado em frente ao Cras do Bacuri até dia 13 (Foto: Maria Almeida)

Após encerrar cronograma do "março lilás", no Cras Santa Rita, com total de 4.500 atendimentos, sendo 900 somente mulheres, a Unidade Móvel Oncológica de Prevenção e Combate ao Câncer iniciou na segunda-feira, 2, os serviços no Cras Bacuri. O ônibus está estacionado em frente a instituição, Rua Santa Rita N:993 A, entre Dom Pedro II e Vilela, onde ficará até dia 13.

Durante o mês de março, vários pontos da cidade foram atendidos com palestras educativas, consultas e coletas de exames. “Traçamos uma estratégia junto aos programas da Prefeitura para atender um número maior de mulheres, por isso, além do Santa Rita, oferecemos nossos serviços na Casa do idoso no Centro, na Beira Rio, e em uma igreja no Parque Buriti” – informou  a coordenadora Vilenice Batista.

Segundo ela, em abril, a Unidade Móvel Oncológica atenderá do dia 16 ao dia 20 em frente a Igreja Batista Maranata, Avenida Industrial Nº 11, Bairro Santa Inês; e do dia 23 a 30, em frente ao Imperial Shopping. Os serviços oferecidos são consultas dermatológicas para lesões suspeitas de câncer, exames preventivos do colo do útero, PCCU, da próstata, PSA, e agendamento de mamografias.

Interessados devem procurar o ônibus das 7h às 11h e das 14h às 17h, com cartão SUS e comprovante de residência. “Sem fila e sem pré-agendamento, usuário que nos procurar será atendido e receberá o resultado de seu exame dentro de aproximadamente 15 dias no Cras ou Unidade Básica de Referência de seu bairro” – explicou a coordenadora.

Quanto aos diagnósticos positivos, ela esclarece que são entregues por médico especialista para encaminhamento ao tratamento. “Os pacientes com resultados alterados recebem diagnóstico em uma consulta nos Três Poderes, para que já comecem os procedimentos completares, sendo que em caso de confirmação do câncer, ele já será direcionado ao tratamento na Rede de Oncologia Pública” – afirma.

O ônibus, adaptado com consultórios e área de atendimento específica, possui equipe multiprofissional formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo. “É um programa que trabalha na prevenção e no combate aos cânceres de colo do útero, próstata, mama e pele; por isso mantemos essa logística de ir até o usuário, porque dessa forma ampliamos a cobertura e proporcionamos mais qualidade de vida às pessoas” – ressaltou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Saúde