Saúde

COMEMORAÇÃO

UPA São José comemora 4 anos de serviços prestados à população

Profissionais foram homenageados por atuação frente à pandemia de coronavírus

Publicado em: 18/07/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

UPA São José comemora 4 anos de serviços prestados à população

Unidade é referência para pacientes com casos moderados e graves de Covid-19 (Foto: Maira Soares)

Fundada em 16 de julho de 2016 pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a Unidade de Pronto Atendimento, UPA, São José completou neste sábado, 18 de julho, mais um ano de serviços de saúde prestados à população. A comemoração alusiva aos 4 anos de trabalho, contou com a participação da Capelania Militar da União Nacional e Internacional de Capelães Evangélicos Voluntários (UNICEV), o coral da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e representantes da igreja evangélica e católica.

A unidade se tornou referência no combate à pandemia do novo coronavírus. Sobre os quatro anos de funcionamento, o prefeito Assim Ramos, faz uma análise da unidade e de como seu funcionamento tem sido vital para a população. “É uma satisfação em estarmos em mais um ano de comemoração do aniversário da UPA São José. Apesar de ser relativamente nova, a unidade apresentava problemas em relação ao seu funcionamento. Inicialmente mantida pelo Governo do Estado, teve os recursos cortados em 2017. Alguns cogitaram fechar, pois o município não tinha condições em manter, relutamos e mostramos ao Ministério da Saúde a demanda do número de atendimentos prestados pela unidade de saúde. Hoje a Upa é autônoma e tem prestado um papel importantíssimo à população, evidenciada na pandemia de coronavírus”.

A secretária de Saúde, Mariana Jales, enfatizou a luta dos profissionais no enfrentamento da Covid-19 na cidade. “No pico da pandemia, muitos profissionais ficaram angustiados, cansados e às vezes tristes, quero aqui externar a minha gratidão eterna a todos os profissionais de saúde, em especial aos que atuam na UPA São José, que se doaram ao máximo. Hoje é um momento de alegria e gratidão pelos 4 anos de serviços prestados à população, por tudo que já vivemos nesse período difícil. Parabéns a todos”.

Diante das lembranças de um cenário hostil e da diminuição do número de pessoas que procuram a unidade, para tratamento de casos moderados e graves da Covid-19, a atual gestora da UPA São José, Zoraima Sousa Soares, se emocionou a relatar o desafio em assumir a unidade. “O diretor da UPA precisou se ausentar e fui convidada a fazer parte desta equipe, em plena pandemia. Assumi em um momento difícil, meu choro hoje não é de tristeza, mas porque encontramos aqui pessoas chorando, desesperadas, sem saber o que fazer. Não temos medido esforços para fazer o melhor. Minha equipe administrativa tem se mostrado guerreira e estamos lado a lado nessa luta contra o coronavírus”.

A UPA São José comemora não só os anos de funcionamento, mas por atuar ajudando a salvar vidas nessa pandemia e não registrar óbitos durante um mês. Zoraima descreve ainda que, além dos serviços prestados pela equipe de funcionários da unidade “intercedemos por este lugar e o Senhor tem feito proezas”.

Dos serviços ofertados pela unidade à população, estão: consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem (Raio-X), eletrocardiograma, administração de medicamentos, observação do quadro clínico de pacientes, acompanhamento com serviço social e assistência de enfermagem.

Saúde