Saúde

COVID - 19

UPA São José restringe visitas e presença de acompanhantes por medida de prevenção

Confira as regras e evite contaminação

Publicado em: 04/03/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

UPA São José restringe visitas e presença de acompanhantes por medida de prevenção

UPA São José está atendendo exclusivamente casos de covid-19 desde o dia 20 de fevereiro (Foto: Edmara Silva)

Para evitar aglomerações, transmissão e proliferação da Covid – 19, a Unidade de Pronto Atendimento, UPA São José, restringiu desde a última segunda feira, 01, visitas aos pacientes e a permanência de acompanhantes na unidade hospitalar. As estratégias visam garantir a proteção do paciente, da população e dos profissionais de saúde. 

A secretária de Saúde do município, Mariana Jales, explica que são protocolos de prevenção ao coronavírus indicadas pela própria Organização Mundial da Saúde, OMS. “Sabemos que a aglomeração de pessoas pode ajudar na propagação da doença e por isso estamos adotando estas medidas restritivas para reduzir a cadeia de transmissão”, explica. 

No entanto, a Diretora da UPA São José, Jordanna Nunes, ressalta que foram organizadas equipes médicas para estabelecer contato com parentes dos pacientes internados. “Todas as informações relativas ao quadro de saúde dos internados são repassados por meio de um boletim, diariamente às 16h. Nossa equipe multidisciplinar está à disposição, mas vale lembrar que apenas um parente está autorizado a receber estas informações para mantermos a ordem e diminuir a movimentação de pessoas na unidade”, explicou. 

Jordana ressalta que só será permitido a entrada de acompanhantes (que obrigatoriamente devem ter entre 18 e 59 anos e que não faça parte de nenhum grupo de risco) em casos restritos para alguns segmentos da população: Idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e adolescente a partir de 12 anos. 

A UPA São José está equipada com salas de suporte ventilatório, leitos de enfermaria, observação, sala amarela e isolamento; e está atendendo exclusivamente casos de covid-19 desde o dia 20 de fevereiro

A direção alerta ainda que as pessoas devem procurar a UPA somente em casos de urgência e emergência – quando estiver com sintomas moderados ou graves. Pacientes com sintomas leves, como resfriados e/ou tosse devem procurar os ambulatórios – existem quatro na cidade – UBS Milton Lopes (Centro), UBS Vila Nova (Bairro Vila Nova), UBS Cafeteira (Bairro Cafeteira e Maria Aragão (Biarro Parque Alvorada I).

Saúde