Saúde

PREVENÇÃO

Integrantes da Casa do Idoso serão imunizados contra gripe nesta sexta-feira

Serão disponibilizadas 600 doses da vacina para público da terceira idade

Publicado em: 03/05/2018 por Léo Costa

Secretaria de Saúde

Integrantes da Casa do Idoso serão imunizados contra gripe nesta sexta-feira

O Dia D de mobilização nacional será em 12 de maio, com aplicação em todos os postos de saúde, das 8h às 17h (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, através de parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Sedes; e Saúde, Semus; realiza nesta sexta-feira, 4, das 8h às 12h, na Casa do Idoso Feliz, Rua Rui Barbosa, 208, Centro, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe. Serão disponibilizadas 600 doses da vacina.

“Pretendemos contemplar todos os idosos que precisam ser vacinados aqui no programa”, ressaltou Alessandra Nobre, coordenadora da Casa. Ação será coordenada pelo Programa Saúde do Idoso, PSI.  A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Em Imperatriz, desde 23 de abril, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, UBS. O Dia D de mobilização nacional será em 12 de maio, com aplicação em todos os postos de saúde, das 8h às 17h. Mesmo com essas datas, a população terá até 1º de junho para se vacinar em qualquer UBS.

“A comunidade deve se conscientizar de que essa vacina previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, não causa a doença,” afirma Gardênia Noleto, coordenadora do PSI. Os principais sintomas são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre mais forte talvez seja o sintoma mais característico e dura em torno de três dias. A transmissão dos vírus ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Saúde