Saúde

SAÚDE

Workshop da Voz é realizado pela Secretaria de Saúde

Orientações servem como prevenção a danos até irreparáveis

Publicado em: 19/04/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Workshop da Voz é realizado pela Secretaria de Saúde

O secretário de Saúde Alair Firmiano destacou que a maioria das doenças relacionadas à voz pode ser evitada com ações preventivas, por isso a importância da realização desse tipo de evento (Foto: Linair Sousa Soares)

            O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou, na última segunda- feira (17), uma palestra sobre o uso da voz, no auditório da Universidade CEUMA. Direcionado aos acadêmicos e professores da instituição, o workshop reuniu cerca de 120 pessoas, que atentamente ouviram as dicas da fonoaudióloga Ana Cristina Brandão. O evento foi realizado em alusão ao dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril.

            Entre as orientações repassadas, a especialista chamou a atenção para os cuidados preventivos que englobam ingestão de água em temperatura ambiente, não falar demasiadamente em ambientes ruidosos, pois favorece o aumento no volume da voz, além de manter o cuidado com a alimentação, principalmente nos dias em que a voz será muito utilizada.

           Em relação aos alimentos, os condimentados podem causar refluxo, o que irrita a laringe, alterando a voz. Chocolates e o leite deixam a saliva mais grossa, dificultando a fala. “Uma orientação benéfica não só em relação à voz, mas para todo o corpo, é beber pelo menos dois litros de água todos os dias”, explicou Ana Cristina.

            O secretário de Saúde do Município, Alair Firmiano, participou da abertura e destacou que a maioria das doenças relacionadas à voz pode ser evitada com ações preventivas, por isso a importância da realização de eventos como este. “Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho e boa parte dela não se atenta para os cuidados que devem tomar no dia a dia, por isso promovemos estas ações, a fim de alertar a população e evitar o adoecimento”, reforçou.

            O estudante de engenharia Marcos Jeferson, ficou surpreso com os índices de doenças causados pelos nódulos nas pregas vocais. “Eu não sabia, por exemplo, que a alimentação saudável rica em frutas e proteínas tinha relação com uma boa saúde vocal, mas a partir de agora tomarei os devidos cuidados”, ressalta o acadêmico.

Dia Mundial da Voz

A data foi criada no Brasil em 1999 e passou a fazer parte do calendário Mundial da Saúde em 2003, com o objetivo de promover a conscientização da população sobre a importância da voz para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida das pessoas.

Saúde