Notícias

ATENÇÃO BÁSICA

Secretaria de Saúde realiza mais de 14 mil atendimentos odontológicos

O Centro de Especialidades Odontológicas dos Três Poderes, tem procura maior com 8769 atendimentos

Publicado em: 26/08/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde realiza mais de 14 mil atendimentos odontológicos

Os centros foram criados para resolver casos mais complexos da odontologia e que não poderiam ser resolvidos nos postos da Atenção Básica. (Foto: Patrícia Araújo)

Dentro das ações da Atenção Básica, estão os Centros de Especialidades Odontológicas, CEO, dos Três Poderes e Parque Anhanguera que realizaram mais de 14 mil atendimentos nos primeiros sete meses deste ano. Dentro das especialidades atendidas estão: dentística especializada, radiologia, prótese dentária, cirurgia bucal, endodontia, periodontia, odontopediatria e pacientes especiais.

Para o secretário de Saúde, Alair Firmiano , as ações são de extrema relevância, “pois são elas que estão voltadas para o bem estar da população que é um direito de todos.  A reforma dos CEOs, realizada pela gestão do prefeito Assis Ramos, em 2018, humanizaram os serviços de atendimento bucal para a população e profissionais da área, haja visto que o CEO dos Três Poderes não passava  por uma reforma há mais de dez anos”, esclarece.

De acordo com o coordenador do CEO, Zilson Carlos,  “os centros foram criados para resolver casos mais complexos da odontologia e que não poderiam ser resolvidos nos postos da Atenção Básica sendo, anteriormente, encaminhados para  clínicas particulares da cidade”, explica.

A diretora do CEO, Margareth Nogueira, enfatiza que antes da reforma “havia consultórios quebrados e faltava insumos, hoje  estamos abastecidos de material e as salas foram reformadas e ampliado o número de consultórios para atender a demanda da população, que é atendida pelos CEOs do Três Poderes e do Pq. Anhanguera. Tudo isso graças à gestão do prefeito Assis Ramos, que não se  cansa de trabalhar”, enfatiza.

Além dos dentistas localizados nas UBS  e no Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, o CEO dos Três Poderes conta com 20 profissionais que se revezam nos três períodos, manhã, tarde e noite. No Pq. Anhanguera, os 14 dentistas se revezam no período da manhã e tarde, para  atendimento ao público.

De janeiro a julho as especialidades atendidas pelos CEOs totalizaram 14.512 atendimentos, dentre o público estão adultos, crianças e idosos.

CEO Anhanguera (total: 5743 procedimentos)

Endodontia - 1169

Periodontia - 780

Odontopediatria - 626

Cirurgia - 505

Prótese - 723

Pacientes especiais - 1087

Raio X - 291

Dentística especializada - 1067

CEO Três Poderes (total: 8769 procedimentos)

Endodontia - 1683

Periodontia - 1042

Odontopediatria - 1702

Cirurgia - 392

Prótese - 569

Pacientes especiais - 596

Raio X- 611

Dentística especializada - 2174




 

Notícias