SELETIVO ACS

POSSE

Agentes Comunitários de Saúde tomam posse na próxima sexta-feira, 25

A ampliação do numero de ACS representa um marco para a saúde de Imperatriz

Publicado em: 23/10/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Administração

Agentes Comunitários de Saúde tomam posse  na próxima sexta-feira, 25

Serão empossados aproximadamente 300 ACS que já passaram por todo o processo burocrático. (Foto: Edmara Silva)

Os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, serão nomeados na próxima sexta-feira, 25, pela Prefeitura de Imperatriz. O momento mais aguardado pelos candidatos aprovados em todas as etapas chegou, graças ao empenho do prefeito Assis Ramos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e Secretaria de Administração e Modernização, Seamo. 

A solenidade acontece nesta sexta-feira (25), às 10h no auditório da Semus e vai empossar aproximadamente 300 ACS que alcançaram melhor classificação após cumprimento de todas as exigências, como prova, confirmação de endereço, entrevistas, capacitação e realização de exames para o ingresso no serviço público.

Imperatriz vai ampliar consideravelmente a cobertura de atendimento dos Agentes de Saúde. Para tornar realidade este grande avanço, desde o levantamento das áreas a serem cobertas até a execução de todos os trâmites legais e a viabilização financeira dos agentes comunitários, muito trabalho foi necessário. Além da promoção da saúde, a gestão Assis Ramos, ao nomear os novos servidores, também contribuem para aumentar o índice de pessoas empregadas na cidade”, comenta o secretário da Seamo, José Antônio.

“Estão sendo convocados ao todo 294 agentes comunitários de saúde. Estávamos aguardando a liberação da portaria pelo Ministério da Saúde, e agora estamos fazendo a convocação para o ato de posse. A convocação contempla o que já estava previsto em edital, e as áreas que receberão o serviço dos agentes serão ocupadas por pessoas que residem nelas”, esclarece a coordenadora de seletivo da Seamo, Cícera de Fátima.

Com a chamada após o seletivo e a alocação nas devidas Unidades, a população passa a contar com assistência ampliada, para assistir as famílias que precisam. O último seletivo realizado na cidade foi há 17 anos, em 2003. Já em 2007 houve um acréscimo do número de agentes por meio de lei complementar.

Os novos ACS representam um marco para a saúde de Imperatriz. Para Sormane Branco, coordenadora da Atenção Básica, este momento representa o esforço do prefeito em solucionar os problemas da cidade. “Este é um momento histórico da saúde de Imperatriz”, finaliza.

A lista de convocação pode ser acessada aqui: https://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/comunicados/seamo/processo-seletivo-semus/

O que faz um ACS?
O Agente de Saúde é o profissional encarregado de contribuir com a promoção da saúde, ao fazer o encaminhamento das famílias para consultas médicas, por exemplo. Quando o ACS realiza uma visita, ele facilita ao cidadão o acesso aos serviços de saúde, e evita que as pessoas tenham que se deslocar de sua casa até a Unidade Básica de Saúde, UBS. Também participa de elaboração e promoção de programas na área da saúde.

SELETIVO ACS