Semana da Pátria

SEMANA DA PÁTRIA

Apresentações na zona rural abrem desfiles da Independência

Tema aborda a “A criança no mundo: educação e a infância de mãos dadas”

Publicado em: 03/09/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Apresentações na zona rural abrem desfiles da Independência

Desfiles tiveram a participação de 16 unidades de ensino, além das instituições religiosas e do projeto “Escola de heróis” (Foto: Patrícia Araújo)

Polos da zona rural de Imperatriz deram início aos primeiros desfiles cívicos da Semana da Pátria, no final de semana, 1º e 2 de setembro. No sábado, as mobilizações ficaram por conta das escolas e bandas de fanfarra do povoado Petrolina, pela manhã; Coquelândia e São Félix, à tarde. No domingo, Olho D’água dos Martins, Lagoa Verde e Centro Novo, deram continuidade.

Com o tema “A criança no mundo: educação e a infância de mãos dadas”, indicado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, cada escola apresentou nos desfiles, subtemas que caracterizaram seus pelotões. Ao todo, foram 16 escolas, além das instituições religiosas e do projeto “Escola de heróis” da empresa Suzano Papel e Celulose.

Moradora do povoado São Félix há quase 30 anos, Maria do Socorro Bandeira, elogia a Semana da Pátria. “É um evento muito importante para o povoado, porque valoriza as pessoas daqui e os estudantes não se sentem excluídos” – destacou.

Zona urbana – O grande Santa Rita parou para assistir a passagem das escolas da região, dando sequência aos desfiles da zona urbana, nesta segunda-feira, 3, na Avenida Industrial. 13 escolas, 16 fanfarras e os desbravadores da Igreja Adventista encantaram o público, desde repertório, às fantasias; com exemplos de cidadania e civismo.

Entre os principais subtemas abordados, estão os “28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”; “A literatura infantil e o mundo mágico”; “Músicas na minha infância”; “Meus livros preferidos”; “A criança e a natureza”.

Marcaram presença, representantes das Forças Armadas, a vereadora Maura Barroso (PROS), presidente da Associação de Gestores das Escolas Municipais, Agesmi, Cleomar Conceição, do secretário Municipal de Educação, Josenildo Ferreira e adjunta Genilza Sipião.

“Os primeiros desfiles estão excelentes. Tivemos participação em massa de todas as escolas e a comunidade prestigiando.  Um fenômeno muito interessante são os pais querendo que os filhos saiam com algum tipo de fantasia, ou roupa diferente. Isso é interessante, pois mostra que eles contribuem com o andamento dos desfiles, nos auxiliando a manter a tradição na cidade” – ressaltou o secretário.

Semana da Pátria – Seguindo o cronograma, o próximo polo apresenta-se nesta terça, 4, às 17h, na Vila Nova. Percurso contempla a Avenida Itaipu, com concentração na Rua Benedito de Moraes.

Semana da Pátria