Semana da Pátria

INDEPENDÊNCIA

Mundo infantil encanta desfile na Vila Lobão

Nesta quinta-feira, 6, apresentam-se os pelotões do polo Bacuri

Publicado em: 05/09/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Mundo infantil encanta desfile na Vila Lobão

Comerciantes e moradores acompanharam as 23 instituições durante desfile da Semana da Pátria (Foto: Patrícia Araújo)

O comércio da Rua Duque de Caxias, na Vila Lobão, parou nesta quinta-feira, 5, para prestigiar o sétimo desfile cívico descentralizado nos polos, na Semana da Pátria. População saiu de casa para acompanhar as 23 instituições, escolas e fanfarras, que levaram o melhor do mundo infantil para as ruas.

Marcaram presença no evento, o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, que no ato também representava o prefeito Assis Ramos; a secretária adjunta, Genilza Sipião; os vereadores Paulinho Lobão (PDT) e Irmã Telma (PROS); a presidente da Associação de Gestores de Escolas Municipais, Agesmi, Cleomar Conceição; os presidentes do Conselho de Educação, Francisco Silvestre, e Sindicato dos trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Imperatriz, Steei, Francisco Messias; e integrantes das forças armadas da Marinha e Aeronáutica.

Temas como “A criança e o faz de conta”, utilizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, trouxe o melhor das histórias infantis, da representação e da fantasia. Com o pelotão “Bandinha Infantil”, a Escola Castro Alves I apresentou uma fanfarra mirim, utilizando instrumentos de material reciclável.

“O pelotão veio representando as brincadeiras de antigamente, em que as crianças construíam seus próprios instrumentos musicais e trouxemos para resgatar a infância perdida, como tambores com balde de manteiga, lata de doce com tampinhas, latas de refrigerantes, garrafa peti e outros materiais” – revelou Gerley de Fátima Silva Barros, da escola.

A dona de casa Maria de Nazaré, moradora da Rua Bom futuro, não perde um ato cívico no bairro. “Pego minha sombrinha para me proteger do sol e fico na frente do palco para assistir aos desfiles. Sempre achei muito bonito” – elogiou.

6º dia – Antes do desfile oficial de 7 de setembro, ainda apresenta-se o polo do Bacuri, nesta quinta-feira, 6. Concentração será na Rua Osvaldo Cruz, entre Rua Um e Simplício Moreira, com percurso pela Leôncio Pires Dourado, até o palco na Praça da Bíblia.

Semana da Pátria