Semana da Pátria

7 DE SETEMBRO

Desfile oficial da Independência encerrará atos cívicos da Semana da Pátria

Escolas do Polo Bacuri encerraram apresentações dos bairros nesta quinta-feira

Publicado em: 06/09/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Desfile oficial da Independência encerrará atos cívicos da Semana da Pátria

Desfile oficial, nesta sexta-feira, 07 de setembro, está marcado para às 8h, na Avenida Getúlio Vargas. (Foto: Edmara Silva)

Mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino participaram do sexto dia de desfiles, da Semana da Pátria, no polo Bacuri, nesta quinta-feira, 06. Considerado a maior apresentação cívica nos bairros, o evento contou com 29 instituições, entre escolas, fanfarras, e mais de 100 pelotões. No percurso, as Ruas Oswaldo Cruz, Leôncio Pires Dourado e palco na Praça da Bíblia.

Com subtema “Brincar direito garantido” a Escola Municipal Santos Dumont, com vários pelotões fazendo menção às brincadeiras de criança, a fantasia do mundo infantil e a valorização do esporte, também surpreendeu o público com um dos seus pelotões dentro de um trem.

“Quisemos utilizar uma atividade que é tradição na cidade, como o passeio do trem da alegria, pois toda criança tem direito de brincar e o trem é visto por elas, exatamente como um brinquedo” - destacou a gestora da escola Lenilda Costa.

A Escola Municipal Fraternidade, utilizou a metáfora das cores nos acessórios, para simbolizar contos infantis, a partir do subtema “As brincadeiras e os jogos na Infância”. “No pelotão cantigas de roda, os guarda-chuvas amarelos faziam referência ao “Alecrim Dourado”. A cor azul destacava a música “Teresinha de Jesus”, a cor rosa à “Linda Rosa juvenil” e o vermelho ao “Cravo e a Rosa” – explicou a professora Jane Sousa.

Um dos pelotões da Escola Santo Inácio de Loyola, que mais chamou atenção, foi o projeto “Aquarela em Libras”. Foi desenvolvido para que alunos da escola tivessem acesso a Língua brasileira de Sinais, Libras, visando interação entre os estudantes ouvintes e um aluno surdo.

Moradora do bairro, Mirian Lima, 48, elogia o evento. “Eu parei minha atividade física, porque acho essas comemorações muito bonitas. Este ano parece estar ainda mais que nos outros anos, com mais escolas, a população bem participativa. Um evento como esse deveria não acontecer apenas uma vez no ano”.

Zona Rural – As escolas da Vila Conceição, também promoveram nesta quinta-feira, um pequeno ato cívico pelas principais ruas da comunidade, com objetivo de fazer um resgate do evento, que não era realizado há alguns anos.

Semana da Pátria – O desfile oficial da Independência, nesta sexta-feira, 07 de setembro, está marcado para às 8h, na Avenida Getúlio Vargas. A concentração será na Rua Amazonas e como todos os anos, o palco estará montado na Praça Brasil.

Após revista às tropas, protocolo do evento contará com uma novidade este ano: durante hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de Imperatriz, execução do Hino Nacional brasileiro terá a tradução simultânea em Libras. Versão do Hino na Língua Brasileira de Sinais será apresentada pela Instrutora de Libras da rede municipal Rayanne da Silva Alencar. 

Semana da Pátria