Serviço

PROGRAMA

Prefeitura descentraliza atendimentos do CadÚnico e Bolsa Família

Medida facilita acompanhamento de mais de 62 mil usuários

Publicado em: 16/11/2017 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura descentraliza atendimentos do CadÚnico e Bolsa Família

Atendimentos passam a serem feitos nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Foto: Léo Costa)

Com objetivo de melhor atender beneficiários do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, descentralizou atendimento ao público por área  nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Medida facilita acompanhamento das famílias no cumprimento dos serviços e beneficia milhares de pessoas.

São 47.236 usuários do CadÚnico e 14.175 do programa Bolsa Família. “A descentralização é um passo importante. Estamos tornando o processo mais próximo da comunidade, sempre melhorando a gestão e o investimento na vida daqueles que mais necessitam das ações do Poder Público” - destaca Fátima Avelino, secretária da Sedes.

Imperatriz conta com seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social, em bairros estratégicos. “Nos Cras, é possível realizar atualização cadastral, desbloqueio do cartão (Bolsa Família), revisão, averiguação e demais serviços antes oferecidos na Central, que funciona nas instalações da Sedes” - ressalta Junison de Souza Silva, coordenador do Programa Bolsa Família.

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Suas informações podem ser utilizadas pelos governos federal, estaduais e municipais para obter diagnóstico e, assim, possibilitar a análise das suas principais necessidades.

O cadastramento é feito pelo setor responsável pelo Programa Bolsa Família no município. A inclusão de famílias no Cadastro Único é uma atividade permanente e de responsabilidade do gestor. O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade. Ele busca garantir o direito à alimentação, acesso à educação e à saúde. Em todo Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas.

Centros de Referência de Assistência Social de Imperatriz:

CRAS BACURI - Rua Santa Rita, nº 993 A, entre Rua Dom Pedro e Rua Vilela.

CRAS BOM JESUS - Avenida da Universidade, s/n, Bom Jesus/Conjunto Dom Affonso Felipe Gregory.

CRAS CAFETEIRA - Avenida Liberdade, nº 46, Vila Ipiranga.

CRAS COQUELÂNDIA - Avenida João XXIII, nº 377, Povoado Coquelândia.

CRAS SANTA LÚCIA - Rua 10, Quadra 25, s/n, Recanto Universitário.

CRAS SANTA RITA - Rua 16, nº 42, Parque São José.

Serviço