Serviço

Parceria

Prefeitura e Cemar orientam sobre tarifa de baixa renda

Medida garante descontos de 10% a 65% para famílias cadastradas

Publicado em: 11/09/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura e Cemar orientam sobre  tarifa  de baixa renda

Tarifa Social de Energia Elétrica garante descontos de 10% a 65% na conta de luz para famílias de baixa renda (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e Companhia Energética do Maranhão (Cemar), firmaram parceria para orientar beneficiários dos programas da Sedes sobre a tarifa de baixa renda. Já foi realizada palestra aos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), para esclarecer sobre o assunto.

            Para a secretária da Sedes, Fátima Avelino, medida contribui com as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social. “Sabemos que muita gente perde o benefício por falta de informação e esse será o foco principal” – reforçou.

            A Tarifa Social de Energia Elétrica garante descontos de 10% a 65% na conta para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com situações previstas em regulamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com dados da Cemar, em Imperatriz, existem 12.396 famílias aptas a receberem o desconto, restando apenas se inscreverem ou atualizarem cadastro.

            A analista de comunicação da Companhia, Kelly Campos, informa que não há prazo para a inscrição. “O quanto antes se cadastrar, se estiver dentro dos critérios, o cliente receberá o beneficio mais cedo” – destacou.

            Para saber se tem o NIS ou se ainda está ativo, usuários devem procurar o Cras mais próximo, ou ligar de um telefone fixo para a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social, 0800 707 2003. Aqueles que já recebem a conta de energia com desconto devem manter cadastro atualizado a cada dois anos, junto ao Cras, ficando atento para não perderem o benefício.

Cadastro

            Interessados devem se dirigir às agências de atendimento da Cemar ou entrar em contato pela Central de Atendimento – 116 e apresentar os documentos do NIS e CPF. Para índios, a carteira de identidade pode ser substituída pelo Registro Administrativo de Nascimento do Indígena (RANI).

               Quem tem Bolsa Família, Bolsa Escola, Vale Gás e Pró Jovem, é importante atualizar o cadastro na Companhia para ter o benefício. Para inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), família deve procurar uma das seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Rua Santa Rita, nº 993 A – Bacuri; Santa Lúcia, Rua 10 S/N, Recanto Universitário; Cafeteira, Avenida Liberdade, nº 46, Vila Ipiranga; Av. João XXIII – Coquelândia; Av. da Universidade, S/N – Bom Jesus e Santa Rita, Rua 16, nº 42 - Parque São José.

Serviço