Serviço

MODERNIZAÇÃO

Imperatriz será uma das cidades mais conectadas do mundo

Iniciativa melhora o acesso aos serviços, públicos e privados.

Publicado em: 03/10/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Administração

Imperatriz será uma das cidades mais conectadas do mundo

Ação faz parte do projeto de modernização executado na cidade desde 2017. (Foto: Patrícia Araújo)

Imperatriz passa a contar com internet gratuita em 32 pontos abertos como praças e paradas de ônibus, graças ao projeto de modernização que está sendo implantado com o nome de Cidade Conectada. “Além de contribuir para que os imperatrizenses estejam ligados gratuitamente, também melhora o acesso aos serviços, públicos e privados; aumenta margem de segurança das famílias que podem manter contato com seus familiares quase em tempo integral” – informou o prefeito Assis Ramos, que ontem traçou as linhas de prioridade do programa.

O serviço já está presente em vários locais, desde a região central, até nas comunidades distantes na zona rural, bairros, praças, postos de saúde e pontos de ônibus. A previsão é de que mais locais sejam incluídos ampliando a conexão com o mundo por meio da internet disponibilizada pela Prefeitura.

Nos locais em que a rede de internet está disponível, ela pode ser acessada a qualquer momento, pelo celular ou demais dispositivos, e por qualquer pessoa. As praças do Conjunto Vitória e na Lagoa Verde, por exemplo, já contam com a internet livre. Todas as unidades de saúde, inclusive da zona rural, já estão conectadas e mais 30 pontos em locais de grande fluxo (veja quadro) estão começam a ganhar seus pontos de irradiação da rede.

De acordo com o diretor da empresa responsável pela instalação da internet na cidade, Nísio Silva, “já foram realizados 91% dos investimentos previstos nos pontos de todas as secretarias”, comenta.

O secretário de administração, José Antônio Pereira, informa que esse projeto de modernização está presente nos objetivos da gestão desde o início. Para que a modernização de fato aconteça, de acordo com o secretário, é necessário toda uma estrutura de internet. O primeiro passo foi a contratação de uma empresa para instalação da fibra óptica para todas as repartições públicas do município, e que hoje já estão interligados com uma internet de qualidade.

“A zona rural também será beneficiada, como o povoado de Petrolina, passando por Coquelândia, ofertando uma internet de qualidade e com ótimo acesso. Além disso, há instalação de internet grátis para a população. Qualquer um pode sair de casa, para um local público, e ter acesso de forma gratuita”.

Serviço 

Para se ter ideia de como esse serviço vai melhorar não só a comunicação entre os cidadãos, mas também a oferta dos serviços públicos do município, o coordenador geral do Samu em Imperatriz, médico Alexandro Freitas, explica sobre como a implantação da internet, na zona rural, vai melhorar o trabalho das equipes de atendimento. “Como a internet era precária, a comunicação entre a central e a equipe do Samu em Coquelândia era difícil. Agora nós temos uma internet de fibra óptica de 100 megas, o que garante a comunicação das equipes de trabalho 24h por dia. Outra questão resolvida foi a instalação da internet no próprio posto do Samu, pois antes nós usávamos a do posto de saúde, o que inviabiliza o uso em finais de semana e feriados”, comentou.

Confira os 32 novos pontos internet gratuita para acesso da população

Serviço