Servidor

FUNCIONALISMO

Prefeitura vai criar Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Com isso, será possível solicitar laudos de periculosidade e insalubridade

Publicado em: 01/07/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Prefeitura vai criar Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Na reunião com integrantes da Junta Médica foi anunciada criação do SESMET. (Foto: Maira Soares)

O aumento nas demandas da Junta Médica, da Secretaria de Saúde (Semus), levou a Prefeitura de Imperatriz a decidir pela criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT. O projeto, que vinha sendo discutido desde 2009, deverá ser criado ainda este ano e será um marco para a gestão municipal.

O secretário de Administração e Modernização, Alair Firmiano, explica que a Junta Médica tem o objetivo de fazer auditoria dos atestados médicos emitidos pelos servidores da saúde, mas ao longo do tempo foram surgindo outras demandas como de laudos de insalubridade e periculosidade, que precisariam ser emitidos por outros profissionais como engenheiros.

O novo órgão também chegará num momento oportuno, em que acontece a expansão do ponto eletrônico para todas as secretarias e as demandas do funcionalismo tendem a aumentar. 

Alair Firmiano ressalta que a criação do órgão passa por etapas, sendo a primeira delas a realização de um levantamento para saber a quantidade necessária de profissionais que serão contratados para compor a SESMET.

“Vamos fazer o levantamento, o serviço vai atender não apenas a Secretaria de Saúde e de Educação, mas todas os órgãos municipais. Por isso vamos precisar saber, por exemplo, quantos médicos, engenheiros, enfermeiros, psicólogos e técnicos de enfermagem do trabalho vamos precisar contratar e a quantidade  de material será preciso comprar”, explica o titular da Seamo. A previsão de criação é de dois meses.

Coordenadora da Junta Médica, Viviane Fernandes Simões Vieira, reforça a importância do SESMET para o Município de Imperatriz.

“A Junta acabou recebendo pedidos de mudança de função dentre outros, o que torna primordial a criação do SESMET, que terá equipe multiprofisisonal,  por que como médicos não conseguimos absorver todas as demandas”, observa a coordenadora.

A reunião para tratar da criação do serviço foi realizada na quarta-feira, 30 de junho, na Secretaria de Administração e Modernização e contou ainda com a presença da secretária de Saúde, Mariana Jales.

Servidor