Trânsito e Transportes

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Ações educativas são intensificadas em escolas e shoppings na Semana Nacional do Trânsito em Imperatriz

Setran, PRF, Detran-MA e do Sest Senat integram a iniciativa

Publicado em: 23/09/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Ações educativas são intensificadas em escolas e shoppings na Semana Nacional do Trânsito em Imperatriz

Palestras educativas foram intensificas em várias escolas durante a Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2021 (Foto: Gil Carvalho)

Ações de conscientização de motoristas e pedestres foram intensificadas desde o começo da semana pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), através da coordenação de Educação para o Trânsito. Mobilização inclui palestras em escolas, empresas, shoppings e instituições com objetivo de reduzir os índices de sinistros em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão.

Quatro palestras educativas foram realizadas nesta quarta-feira (22) pela equipe de educadores da Setran, destinada a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. “Temos feito uma ‘força-tarefa’ com blitz educativa em vias públicas e escolas”, conta o instrutor Marcos Vinícios, que ressalta o alerta aos motoristas para a importância de não conduzir veículo quando consumirem bebidas alcóolicas.

Os educadores de trânsito advertiram ainda sobre outras situações que contribuem para a ocorrência de acidentes em Imperatriz, como o excesso de velocidade; a imprudência e o não uso do cinto de segurança, dispositivo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estudos revelam que, em apenas um simples ato de escrever uma mensagem de texto no celular, o motorista tem 2,5 segundos de tempo de desatenção, percorrendo 42 metros de distância em uma velocidade de 60 km/h.

Shopping

Jovens recebem orientações sobre modo seguro de transitar nas vias de Imperatriz

“A educação é a melhor direção”, diz a coordenadora Teresinha Miranda, que durante o período vespertino participou ainda na quarta-feira da mobilização educativa realizada de forma conjunta pela Polícia Rodoviária Federal (PRF); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA); a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) e o Sest Senat, nas dependências internas de um shopping center no Jardim São Luís.

“Nós entregamos panfletos educativos, exibimos banners e cartilhas, e vídeos educativos alusivos sobre direção defensiva e a importância do cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro”, disse ela, ao enfatizar que dezenas de pessoas receberam orientações durante a visita ao stand montado no shopping center.

Trânsito e Transportes