Trânsito e Transportes

MUDANÇA

Agentes de Trânsito recebem carteira de identificação funcional

Novo documento será válido em todo território nacional

Publicado em: 14/12/2017 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de Trânsito recebem carteira de identificação funcional

Novo modelo da carteira de identificação funcional dos agentes de trânsito de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

A carteira de identificação funcional dos agentes de trânsito lançada nesta quinta-feira, 14, traz uma série de importantes elementos de segurança. O modelo está em processo de confecção e permitirá identificação mais rápida e precisa.

De acordo o secretário de Trânsito, Leandro Braga, a carteira será composta de cartão de identificação funcional com todos os dados do servidor – nome, filiação, matrícula, CPF, símbolo da Setran, CNH e categoria. “Esse documento é pessoal e intransferível, sendo vedado ceder ou emprestar a terceiros, ou dele fazer uso indevido, ficando o responsável por sua guarda sujeito às penas previstas em lei”, alerta.

Ele ressalta que o novo documento dos agentes de trânsito é válido em todo território nacional (Lei Federal nº 12.037, de 1º de outubro de 2009) e assegura ainda o “livre acesso aos locais sob sua circunscrição de trânsito, sendo asseguranda, quando em serviço, prioridade em todos os tipos de transportes e comunicações públicas ou privados, devendo as autoridades – e seus agentes – todo apoio e auxílio necessário para o desempenho das funções em Imperatriz.

Leandro Braga assinou, ainda, portaria que disciplina a emissão, distribuição, controle de entrega e recolhimento da carteira de identificação funcional de responsabilidade do órgão de trânsito. A entrega do documento ao servidor será feita mediante assinatura do termo de responsabilidade de utilização e de confirmação dos dados.

Trânsito e Transportes