Trânsito e Transportes

TRANSPARÊNCIA

Audiência pública sobre radares móveis é realizada na Câmara Municipal

Setran apresentou dados e eficácia do equipamento para melhoria e segurança do trânsito

Publicado em: 07/07/2020 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Audiência pública sobre radares móveis é realizada na Câmara Municipal

Secretário apresentando dados científicos e ressaltando eficiência dos equipamentos para reduzir acidentes (Foto: Islene Lima)

Na manhã desta terça-feira, 07, foi audiência pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz, mostrando dados referentes aos novos radares instalados e demais mudanças com a nova sinalização na cidade . O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, esteve presente e apresentou informações sobre o tema. 

Na ocasião, ele falou sobre a eficácia do equipamento e as intervenções realizadas pela equipe da Setran no sentindo de melhorar a mobilidade urbana, expondo pesquisas e números referentes a aplicabilidade em nossa cidade.

"Os dados estão ai para quem quiser ver, evidenciando como os radares são de extrema importância para salvar vidas. Infelizmente não temos como esperar pela consciência dos condutores, então a única forma de diminuir os acidentes é diminuindo a velocidade. Diante disso, a Setran buscou colocar nos principais pontos da cidade esses radares móveis para garantir segurança e menos acidentes em Imperatriz", explica Leandro. 

Ainda de acordo com os dados, hoje a cidade conta com 140 faixas de controladores fixo e lombadas eletrônicas que somam um total de 70 equipamentos, com 30 câmaras e 01 central de monitoramento, além de uma unidade móvel com OCR, que trata de reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa bits.

Em 2019, segundo dados apresentados no plenário, o Samu registrou 22 óbitos e 3,316 vítimas com lesão corporal por conta de acidentes nas vias e em diversos bairros da cidade, na maioria das vezes ocasionados por alta velocidade, o que só reforça a necessidade de implementação desse equipamento. 

"A audiência pública foi bem positiva, acho que conseguimos mostrar a eficiência dos radares deixando claro que cada pessoa deve fazer sua parte, porém com esses novos radares acredito que será mais uma garantia tanto para condutores como para pedestres, de segurança e proteção da vida, que é o bem mais valioso que temos", afirma o secretário.  

Além dos vereadores, audiência pública contou com a participação da imprensa e outros representantes da Setran.

 

 

 

Trânsito e Transportes