Trânsito e Transportes

ALERTA

"Balão da Paz" lembra vítimas de acidentes de trânsito na Avenida Pedro Neiva

Ação teve objetivo de provocar conscientização de motoristas e pedestres

Publicado em: 21/11/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

"Balão da Paz" lembra vítimas de acidentes de trânsito na Avenida Pedro Neiva

Motoristas recebem panfletos educativos em alerta aos acidentes de trânsito na Avenida Pedro Neiva de Santana (Foto: Gil Carvalho)

Em memória às vítimas de acidentes de trânsito, balões brancos e cartazes foram fixados na manhã desta quarta-feira, 21, nos canteiros da Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente ao pardal eletrônico de velocidade, pela coordenação de “Educação para o Trânsito, da Setran”. Mobilização visa provocar a conscientização de motoristas e pedestres quanto aos riscos de acidentes com vítimas fatais nas vias de Imperatriz.

Agentes de trânsito distribuíram panfletos e orientaram motoristas sobre o respeito ao limite de velocidade, que é de 60 km, na Avenida. “Essa é mais uma ação visando provocar no condutor uma responsabilidade maior no trânsito, chamando-o para uma atenção, principalmente nesta avenida que liga Imperatriz a João Lisboa”, explica o agente Francisco Gois.

Ele diz, embora a via esteja bem sinalizada, motoristas ainda insistem em desrespeitá-la, causando acidentes com vítimas, exemplo do fato ocorrido no começo desta semana com um motociclista em frente ao Hospital Macrorregional.

O consultor de vendas Eldiberto Wagner considerou positiva mobilização e entende que "somente com muita educação é que se poderá mudar a situação caótica no trânsito brasileiro". Ele lamentou que ainda exista a “cultura do primeiro eu, depois você!”, em flagrante desrespeito a legislação. “Temos que lutar para mudar essa realidade, pois no trânsito temos que ceder espaço, e não disputá-lo”, aconselha.

De acordo com o motorista Rosendo Ribeiro, “esse trabalho de educação no trânsito ganhou notoriedade na gestão do prefeito Assis Ramos que reestruturou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran. Temos observado esse trabalho de conscientização dos motoristas sendo realizado semanalmente nas ruas e avenidas de Imperatriz”.

O secretário Leandro Braga reiterou que, além de blitz educativa nas ruas, escolas, empresas e instituições, investimentos no reforço da sinalização das vias dos bairros e do centro estão sendo feitos para melhorar a segurança pública viária dos motoristas e pedestres. “A melhoria da sinalização é uma determinação do prefeito Assis Ramos que não tem medido esforços para ampliarmos esse trabalho em toda cidade”, enfatizou.

Conforme dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, foram contabilizados no primeiro semestre deste ano cinco mortes no trânsito de Imperatriz, sendo, quatro no perímetro urbano e rural da BR-010 e outro na Avenida Pastor Luís de França, de acesso a ponte Dom Afonso Felipe Gregory.

Trânsito e Transportes