Trânsito e Transportes

SEGURANÇA

Blitz educativa reforça segurança no trânsito

Medida visa conscientizar motoristas sobre respeito à legislação

Publicado em: 29/08/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz educativa reforça segurança no trânsito

Panfletos foram distribuídos aos motoristas durante blitz educativa, no Centro (Foto: Gil Carvalho)

Mobilização de agentes ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29, no cruzamento da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, com Rua Sousa Lima, no Centro. Medida teve objetivo de alertar motoristas para o respeito às normais do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

Dois graves acidentes, envolvendo motociclistas, foram registrados no local da blitz em menos de uma semana, resultado da imprudência e desrespeito à legislação, observou o secretário de Trânsito, Leandro Braga. Ele enfatiza que a mobilização educativa serve para conscientizar os motoristas sobre os riscos de não cumprirem às legislações, evitando andar em alta velocidade, não usar cinto de segurança, utilizar equipamentos obrigatórios de segurança, não dirigir sob ingestão de bebida alcoólica ou falando ao celular.

“Tem sido intensa a campanha de prevenção de acidentes no trânsito, inclusive com orientações aos motoristas e pedestres, para evitar ocorrências desta natureza”, destacou.

A coordenadora Teresinha Miranda, do núcleo de Educação para o Trânsito, afirma que o desrespeito às leis de trânsito é a principal causa de morte, imprudência que vem em forma de ingestão de bebida alcóolica, excesso de velocidade e ultrapassagem em local proibido. “De forma a chamar a atenção dos motoristas, trouxemos para blitz o personagem da morte, alertando quanto aos riscos de acidentes com óbito”, frisou.

O motociclista Francisco Celso enfatiza que a medida é positiva, pois conscientiza condutores para segurança viária em Imperatriz. “Muitos ainda insistem em desrespeitar, mas é preciso que cada um faça a sua parte para evitarmos novas vítimas no trânsito”, acrescentou.

DADOS

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente.

Trânsito e Transportes