Trânsito e Transportes

REGULAMENTAÇÃO

Veículos de tração animal recebem emplacamento gratuito

Cerca de 210 carroças serão regulamentadas pela Setran

Publicado em: 19/02/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Veículos de tração animal recebem emplacamento gratuito

Veículos de tração animal passam por vistoria e emplacamento na Setran (Foto: Gil Carvalho)

O emplacamento de veículos de tração animal começou a ser realizado nessa segunda-feira, 19, no setor de vistoria da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran. Processo é feito gratuitamente. Em média 10 carroças estão sendo emplacadas diariamente e visa regulamentar essa categoria de transporte em Imperatriz.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, explica que 210 carroças serão emplacadas, devendo observar durante a vistoria condições de conservação dos pneus e a fixação de faixas refletivas na traseira do veículo. “Essas medidas garantem mais segurança aos condutores desses veículos, bem como ao trânsito em Imperatriz”, considera.

Ele assinala que, para obtenção do alvará e o emplacamento, os proprietários-condutores de veículos de tração animal submeteram-se a cursos de noções básicas de legislação de trânsito, meio ambiente, saúde animal e sinalização. “A meta é organizar a prestação desse serviço público de tração animal à população de Imperatriz”, garante.

A coordenadora do núcleo de “Educação para o Trânsito”, Terezinha Miranda, observa que “os condutores flagrados pela fiscalização em situação irregular serão notificados e penalizados conforme o Código de Trânsito Brasileiro – CTB”.

Ela enfatiza que a regulamentação do serviço de transporte de tração animal é um grande avanço para Imperatriz, pois humanizará o respeito ao pedestre, motorista e ciclista. “Com essas formações, os condutores estão aptos a conduzir seus veículos em vias públicas, respeitando os demais usuários, contribuindo para redução das estatísticas de acidentes de trânsito na cidade”, finalizou.

Trânsito e Transportes