Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Funcionários de distribuidora participam de palestra sobre direção defensiva

Evento integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT/2020

Publicado em: 11/02/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Funcionários de distribuidora participam de palestra sobre direção defensiva

Palestra orienta motoristas sobre direção defensiva nos bairros de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho, o departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, realizou nesta terça-feira, 11, palestra para dezenas de colaboradores da empresa Solar Distribuidora, situada à margem da BR-010, em Imperatriz.

Evento integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT/2020. A maioria dos funcionários trabalha utilizando motocicletas (vendedores) e caminhões que operam na logística de distribuição dos produtos em bairros e povoados de Imperatriz, bem como em várias cidades da região Tocantina.

Na ocasião, os instrutores da Setran ministraram palestra sobre a importância da Direção Defensiva, cuidados que devem ser observados nas vias urbanas e rodoviárias, obedecendo às regras do Código de Trânsito Brasileiro - CTB. “Nós utilizamos recursos audiovisuais para mostrar os riscos iminentes quando se dirigir de maneira imprudente, sem observar a legislação de trânsito”, alertou a coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, da Setran.

Foram repassadas orientações de prática de direção defensiva, principalmente sobre a utilização de motocicletas e caminhões, veículo pesado que leva um tempo para frear totalmente, principalmente quando a pista estiver molhada. “Para evitar acidentes, o motorista deve manter uma distância segura do veículo da frente para que o sistema não precise ser acionado de maneira brusca”, orienta.

O instrutor Marcos Vinicius, da Setran, ressaltou que “o motorista de caminhão precisa ter o hábito de usar cinto de segurança, acender os faróis, respeitar os limites de velocidade, trafegar nos horários estabelecidos e na pista destinada aos veículos mais pesados, não fazer convenções proibidas e não fazer ultrapassagens em locais não permitidos. Os cuidados de direção defensiva contribuem para um processo de transporte e distribuição de mercadorias mais segura”, concluiu.

Trânsito e Transportes