Trânsito e Transportes

CÂMARA MUNICIPAL

Secretário de Trânsito apresenta benefícios do estacionamento rotativo

Medida busca democratizar vagas e organizar o trânsito em Imperatriz

Publicado em: 22/05/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Secretário de Trânsito apresenta benefícios do estacionamento rotativo

Secretário de Trânsito esclareceu dúvidas sobre implantação do estacionamento rotativo (Foto: Edmara Silva)

O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, acompanhado do diretor-executivo Ráder Leão; do assessor jurídico Victor Amorim; e do coordenador de Trânsito, Jerônimo Santos, explicou nesta terça-feira, 22, no plenário da Câmara de Imperatriz, sobre a implantação do estacionamento rotativo na área comercial da cidade.

Segundo ele, a ausência de vagas nas ruas, filas duplas e de estacionamentos irregulares têm causado a aplicação de multas aos condutores infratores, fatores que foram alvo de estudo pelo Núcleo de Engenharia de Trânsito, que apresentou como solução a criação do estacionamento rotativo.

“É uma solução que não é novidade no Brasil, pois mais de 70% das cidades do porte de Imperatriz utilizam esse sistema, que democratiza vagas de estacionamento e contribui no processo de organização do trânsito”, ressalta ele, que apresentou diagnóstico do levantamento e prevê a criação de mais de quatro mil vagas de estacionamentos na área azul.

De acordo com Leandro Braga, Imperatriz possui uma frota de mais de 147 mil veículos em circulação, sem contabilizar a chamada “frota flutuante”, oriunda de vários municípios dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará. “Temos uma demanda muito grande a procura de vagas de estacionamento, porém, não existe oferta suficiente”, enfatizou.

Também observou que existem pessoas que deixam o veículo estacionado praticamente o dia inteiro, impedindo que outras pessoas façam uso das vagas, principalmente no setor comercial. A alternativa encontrada desde 1974 foi à implantação da rotatividade.

BENEFÍCIOS

O secretário mostrou que o estacionamento rotativo beneficiará diretamente o comércio e o trânsito, gerando o aquecimento das vendas devido ao aumento de vagas para estacionamento de veículos na área comercial. “Esse projeto visa somente contribuir na organização da cidade, pois tem sido uma experiência exitosa em vários municípios brasileiro”, compara.

Além disso, o novo sistema permitirá que centenas de pessoas utilizem, em forma de revezamento, o espaço destinado a estacionamento de veículos. A norma é disciplinada pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

MULTAS

Leandro Braga disse ainda que, de acordo com dados do Detran-MA, foram aplicadas no ano passado 19.704 multas, sendo 13.472 somente de estacionamento irregular em Imperatriz. “O foco do estacionamento rotativo é contribuir na organização, reduzindo esse tipo de multa”, frisa.

ISENÇÃO

O secretário reforçou que idosos, acima de 60 anos, pessoas com deficiência e gestantes não pagarão no estacionamento rotativo, devendo apresentar credencial que será emitida pela Setran. “Moradores na área de zona azul também não pagarão no estacionamento rotativo, bem como em frente farmácias, hospitais e pontos de táxi, mototáxis e ônibus”, afirma.

Ele anunciou que duas áreas serão disponibilizadas para estacionamento de veículos dos trabalhadores do comércio, sendo que uma ficará no setor do Entroncamento e a outra no Centro, sem cobrança de taxa.

Trânsito e Transportes