Trânsito e Transportes

RESPEITO

Pé na Faixa orienta e conscientiza pedestres e motoristas

Campanha é desenvolvida com apoio dos alunos do projeto “Agentes de Trânsito Mirim”

Publicado em: 03/10/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Pé na Faixa orienta e conscientiza pedestres e motoristas

Agentes de trânsito orientam motoristas e pedestres na Avenida Bernardo Sayão (Foto: Gil Carvalho)

Com o objetivo de orientar pedestres a atravessar corretamente a rua, respeitando a sinalização, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, através do Departamento de Educação para o Trânsito realizou na manhã desta quinta-feira, 03 de outubro, na Avenida Bernardo Sayão, em frente à primeira parada de ônibus blitz educativa “Pé na Faixa”.

A campanha, realizada com apoio dos alunos do projeto social “Agentes de Trânsito Mirim”, entregou panfletos para pedestres, motoristas e orientou motociclistas sobre a importância da fixação do capacete na cabeça, por meio da chamada cinta jugular.

“Esta cinta não pode estar frouxa, devendo permanecer em contato direto com a parte inferir do maxilar do motociclista”, orienta Teresinha Miranda, coordenadora de Educação para o Trânsito, que acompanhou o trabalho realizado pelos instrutores e agentes de trânsito no “Pé na Faixa”.

Ela assinala que “não adianta apenas o motociclista colocar na cabeça o capacete ‘frouxo’, pois acaba voando, e causando um grave acidente de trânsito. Temos percebido durante as blitz educativas que uma parcela dos motociclistas anda com a cinta jugular frouxa ou, pior ainda, sem estar afivelada”, frisa.

CUIDADOS

A coordenadora Teresinha Miranda observou que “muitos pedestres ainda insistem em atravessar fora da faixa, outros tentam ter preferência ao atravessar em locais não sinalizados, e outra parcela não sabe como sinalizar ao motorista quando querem atravessar a faixa de pedestre”.

Para ela, “essas orientações são fundamentais para melhoria da segurança viária, principalmente dos pedestres que cruzam faixas de pedestres na Avenida Bernardo Sayão. É importante que eles atravessem sempre na faixa, pois em locais onde não existem placas, o pedestre deve sinalizar com a mão a sua intenção de atravessar”, aconselha.

COMO ATRAVESSAR

Para garantir a segurança, não se deve circular no meio dos veículos e deve-se sempre aguardar na calçada, até ser visto pelo motorista, para iniciar a sua travessia. Em cruzamentos com semáforo, motoristas e pedestres devem respeitar a sinalização.

Para evitar colisões traseiras, é importante que o motorista, ao parar na faixa, sinalize aos motoristas que vêm atrás, acionando o pisca-alerta e acenando com o braço esquerdo para fora do veículo com movimentos para cima e para baixo. Se, ao abrir o sinal, o pedestre ainda não tenha concluído a travessia, o motorista deve esperar que a conclua.

Trânsito e Transportes