Trânsito e Transportes

SERVIÇOS

Prefeitura alinha diretrizes sobre processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

A Lei Federal 12.587 exige que municípios com mais de 250 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade até abril de 2022

Publicado em: 13/12/2021 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura alinha diretrizes sobre processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana

Encontro realizado na Secretaria de Transito e Transportes (Foto: Maira Soares)

Os secretários municipais de Planejamento Urbano, Alessandro Pereira Silva, de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, e técnicos das duas pastas, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 13, para tratar de assuntos relacionados ao cronograma de desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Imperatriz. O encontro foi realizado na Setran, na Avenida Pedro Neiva de Santana, Vila Redenção II.

O plano está sendo desenvolvido pelas secretarias de Planejamento Urbano e Trânsito e Transportes, com a supervisão do Governo Federal.

“Seguindo orientação do prefeito Assis Ramos, as duas pastas e seus respectivos técnicos estão atuando no processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que ao ser finalizado, deverá ser convertido em lei. Documento vai servir para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, ao garantir recursos federais para investimento em calçadas, ciclovias, transporte público, entre outros benefícios”, destacou o titular da Seplu.

O Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e longo prazo. O objetivo principal é orientar para que as ações e investimentos estejam de acordo com a visão da cidade. A Lei Federal 12.587, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que municípios com mais de 250 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade até abril de 2022.

Trânsito e Transportes