Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura promove ação de conscientização em faixa de pedestre em frente Shopping

Ação faz parte do projeto " Cidadania na Faixa", por meio da Setran

Publicado em: 03/12/2021 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Prefeitura promove ação de conscientização em faixa de pedestre em frente Shopping

Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação. (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de promover maior segurança e prestar educação para o trânsito nos principais pontos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), segue com as ações voltadas para o projeto “Cidadania na Faixa”.

Com uma equipe de Educação Para o Trânsito, com apoio da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), ação desta quinta-feira (03), ocorreu em frente ao Shopping Tocantins, onde o fluxo de pessoas e veículos aumentou consideravelmente por conta das compras de final de ano.

A coordenadora do projeto “Cidadania na Faixa”, Teresinha Miranda, explica que as ações ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite, através de um cronograma previamente agendado conforme as demandas de cada setor.

“O nosso intuito principal é levar informação, conhecimento e conscientização aos imperatrizenses, principalmente quando o assunto é faixa de pedestre, pois mesmo sendo obrigação, muitos condutores deixam de dar preferência ao pedestre, o que pode resultar em um grave acidente, e na pior das hipóteses, em morte”, afirma.

A coordenadora destaca ainda que para uma travessia segura, os pedestres devem ficar atentos. A primeira dica é colocar-se em lugar visível ao condutor; Atravesse sobre a faixa com passos firmes; Acene com a mão pedindo passagem; Observe bem o semáforo; Aguarde a parada dos veículos.

 

Trânsito e Transportes