Trânsito e Transportes

ORGANIZAÇÃO

Serviço público de tração animal será regulamentado

Atualização e cadastro de carroceiros acontece de 11 a 22 deste mês

Publicado em: 04/12/2017 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Serviço público de tração animal será regulamentado

Setran realizará, gratuitamente, o primeiro emplacamento das carroças (Foto: Edmara Silva)

A regulamentação do serviço público do transporte de tração animal foi debatido durante reunião, na manhã desta segunda-feira, 04, na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran. Meta é disciplinar a atividade, evitar descarte irregular de entulhos e criar o "Disk-Carroça".

O secretário Leandro Braga, acompanhado do superintendente de Limpeza Pública, Alan Jhones, e da coordenadora de "Educação para o Trânsito", Terezinha Miranda, orientou carroceiros sobre os procedimentos que serão adotados para melhorar a prestação do serviço em Imperatriz. Ele ressaltou que a Lei 950/2000 será regulamentada pelo prefeito Assis Ramos e que, de 11 a 22 de dezembro, carroceiros devem fazer a atualização de dados e o cadastramento. Interessados precisam comparecer na Avenida Pedro Neiva de Santana, Vila Redenção II, na Setran, portando cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço recente.

“A determinação do prefeito Assis Ramos é organizar esse serviço à população, oferecendo cursos de capacitação e conscientizando carroceiros sobre a importância de evitar jogar entulhos em terrenos baldios” - enfatizou. Ele destaca que o Município disponibilizará quatro pontos estratégicos, ainda a serem definidos, para o descarte dos restos de materiais de construção transportados em veículos de tração animal, por exemplo. "Em parceria com universidades, a prefeitura vai oferecer tratamento aos animais e também será criado o Disk-Carroça, central de atendimento que especificará os locais para acionar o serviço".

Setran realizará, gratuitamente, o primeiro emplacamento das carroças. Objetivo é que, depois do curso de capacitação, sejam expedidos alvarás de concessão pública, bem como Autorizações para os Condutores de Veículos de Tração Animal (ACVTA) e o Certificado de Licenciamento do Veículo de Tração Animal (CRLVTA).

O superintendente de Limpeza Pública, Alan Jhones, pediu a colaboração de todos os carroceiros neste processo de regulamentação do serviço e reforçou que a “limpeza e a organização da cidade é uma das marcas do governo Assis Ramos”.

Trânsito e Transportes