Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO

Projeto “Segurança no Trânsito” começa a ser implantado nas escolas

Objetivo é criar metas de redução de mortes e lesões no trânsito

Publicado em: 05/03/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Projeto “Segurança no Trânsito” começa a ser implantado nas escolas

Setran desenvolve projeto Segurança no Trânsito na Escola Morada do Sol (Foto: Gil Carvalho)

Criar mecanismos de participação da sociedade na construção de metas; realizar campanhas permanentes e públicas de informação, esclarecimento, educação e conscientização e garantir ampla divulgação das ações e procedimentos de fiscalização. Esses são alguns dos principais objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), previsto na Lei nº 13.614/2018.

De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, da Setran, projeto começa a ser implantado nas escolas municipais de Imperatriz. “Nós iremos trabalhar várias temáticas, incluindo a segurança no trânsito para que os alunos possam sugerir melhorias”, disse.

Ela reiterou que o objetivo “é envolver a classe estudantil em concursos de paródias, poesias e músicas relacionadas ao trânsito, visando melhorar a difusão do projeto de educação. Esse trabalho começou nesta semana pela Escola Morada do Sol, com o gestor Reinaldo, que desenvolve projetos de educação para o trânsito envolvendo a Igreja Assembleia de Deus”, conta.

Terezinha Miranda assinala que nesta sexta-feira, 06 de março, a equipe de “Educação para o Trânsito” retornará à Escola Morada do Sol levando material didático para, posteriormente, agendar o próximo encontro queterá ‘roda de conversa’ com os alunos, professores e coordenadores.

“A ideia é discutir a questão da segurança no trânsito, os acidentes e a conscientização da sociedade em geral, pois esse é um projeto audacioso, mas bastante relevante para todos os usuários das vias”, afirma ela, que pretende estabelecer metas e, ao final do projeto, avaliar os índices de redução de mortes e lesões no trânsito de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão.

Trânsito e Transportes