Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO

Segurança no Trânsito é tema de palestra à colaboradores da Solar BR Coca-Cola

Palestras foram ministradas pela equipe de Educação para o Trânsito da Setran

Publicado em: 25/11/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Segurança no Trânsito é tema de palestra à colaboradores da Solar BR Coca-Cola

Palestras foram realizadas, em dois dias, aos colaboradores da empresa Solar BR que participam da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat-2021) (Foto: Maira Soares)

Palestras de segurança no trânsito foram realizadas no começo desta semana para colaboradores da empresa Solar BR, distribuidora dos produtos Coca-Cola, situada na margem da BR-010, no Jardim Tropical, em Imperatriz. Evento contou com a presença de instrutores de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran).

De acordo com a coordenadora Teresinha Miranda, o objetivo é ajudar a conscientizar os colaboradores sobre os riscos de acidente no trânsito durante o exercício da atividade laboral de campo. A empresa realiza a semana interna de prevenção de acidentes. “País registrou mais de 89 mil acidentes; 70% das vítimas eram jovens entre 18 a 34 anos, dados que preocupam a todos nós”, disse.

Ela alerta que acidentes de trânsito podem levar a pessoa a limitações físicas e mentais, fatos que podem ser evitados, respeitando o distanciamento de segurança entre os veículos e as leis de trânsito vigentes no Brasil. “A maioria dos casos podem ser evitados, desde que haja a mudança de hábitos comportamentais. Aliás, o primeiro passo é sempre a conscientização de condutores de veículos e pedestres”, orienta.

Medidas que podem ajudar a evitar acidentes, além da conscientização, é a tomada de atitudes pelos motoristas e empresas para reduzir os sinistros, como por exemplo, orientar os colaboradores a usar cinto de segurança; respeitar as leis de trânsito; não dirigir alcoolizado; revisar os veículos, respeitar o limite de velocidade e as sinalizações e, ainda, jamais usar o celular enquanto dirige.

Dados apontam ainda que “a falha humana é causa de 93% dos acidentes de trânsito, devendo as pessoas mudarem de comportamentos errados que se tornaram habituais no trânsito”. “Basta ver que motoristas param em locais proibidos com a justificativa de que é rapidinho; transitam na contramão, e até estacionam em fila dupla”, compara.

Trânsito e Transportes