Trânsito e Transportes

ORIENTAÇÃO

Setran intensifica fiscalização em faixas de pedestres

O motorista tem a responsabilidade de contribuir para a travessia segura do pedestre

Publicado em: 10/07/2020 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran intensifica fiscalização em faixas de pedestres

Atenção deve ser redobrada em faixas de pedestres, principalmente perto de escolas (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, intensifica ações de fiscalização em faixas de pedestres. Objetivo é coibir práticas perigosas e proibidas, que colocam em risco a vida de motoristas e pedestres.

O agente de fiscalização R Santos, explica que as ações estão ocorrendo nas principais vias da cidade. "Na quinta-feira, 09,  fiscalizamos as faixas de pedestres da BR 010 nos horários de grande movimento. Aqui orientamos, pedimos paradas se necessário e intensificamos o respeito aos pedestres, que são as principais vítimas de atropelamentos".

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, deixar de dar preferência de passagem ao pedestre e veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada, resulta em infração gravíssima com multa de R$ 293.47,00 e penalidade de sete pontos na CNH. 

O agente R Santos explica também os deveres e cuidados que o pedestre deve ter ao andar pelas ruas. Segundo ele, alguns hábitos como o manuseio do aparelho celular na direção, como muitos fazem, pode causar distração e desatenção, o que pode ocasionar a não percepção das mudanças de semáforo ou a não utilização das faixas. 

O engenheiro de trânsito do Departamento de Engenharia da Setran , Tuytuyguassu Rayol, ressalta que a Prefeitura e os órgãos responsáveis estão realizando diversas medidas que vão colaborar na diminuição dos acidentes de trânsito, mas que é preciso que a população participe e ajude. "Os motoristas, pedestres e ciclistas devem obedecer a legislação de trânsito e respeitar as regras. Apenas com esta parceria será possível efetivamente reduzir as ocorrências e mortes no trânsito". 

 

Trânsito e Transportes