Trânsito e Transportes

TECNOLOGIA

Modernização de semáforos lançará “Onda Verde” na Avenida Dorgival

Sincronização dos equipamentos garantem trânsito mais eficiente

Publicado em: 13/11/2017 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Modernização de semáforos lançará “Onda Verde” na Avenida Dorgival

Novos controladores de semáforos começam a ser instalados (Foto: Gil Carvalho)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, iniciou neste mês a modernização dos grupos semafóricos, com substituição das lâmpadas comuns e instalação de novos aparelhos de LED. A mudança começa pela Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no cruzamento com a Rua Sergipe, Entroncamento.

O coordenador de sinalização semafórica, Alan Wesley, explica que a nova tecnologia representa mais segurança e visibilidade aos condutores de veículos, pois os atuais grupos focais estão obsoletos. “Já começamos a substituir lâmpadas de filamentos (velhas) pelas modernas de LED” - frisou.

Segundo ele, as lâmpadas ampliam a luminosidade em qualquer horário do dia, permitindo que o motorista tenha maior percepção da mudança de tempo no semáforo. Outra mudança é a instalação dos novos controladores que permitirá realizar a sincronização entre os semáforos, criando a “Onda Verde”.

Alan Wesley assinala que a primeira “Onda Verde” funcionará na Avenida Dorgival Pinheiro, no trecho das ruas Sergipe com a Maranhão, abrindo todos os semáforos em sequência. “Atualmente, o tempo médio de cada semáforo varia de 30 a 40 segundos, onde iremos implementá-lo com a sincronização” - explicou.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, afirma que a modernização das lâmpadas e dos semáforos representará uma economia aos cofres públicos, evitando a frequente substituição dos equipamentos. “Esse é o primeiro passo de reforço da sinalização eletrônica, contribuindo para segurança e melhoria do fluxo de veículos nos principais cruzamentos da cidade”.

Trânsito e Transportes