Trânsito e Transportes

MAIO AMARELO

“Educação para o Trânsito” promove palestra sobre direção defensiva para trabalhadores da construção civil

Também foram realizadas ações educativas sobre travessia segura na Escola dos Amiguinhos

Publicado em: 15/05/2019 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

“Educação para o Trânsito” promove palestra sobre direção defensiva para trabalhadores da construção civil

Trabalhadores da construção civil assistem palestra sobre direção defensiva; iniciativa faz parte do movimento Maio Amarelo (Foto: Gil Carvalho)

Trabalhadores da construção civil de um residencial situado na margem da rodovia Pedro Neiva de Santana assistiram nesta terça-feira, 14, palestra sobre direção defensiva ministrada por agentes da Secretaria de Trânsito e Transportes, Setran, por meio da coordenação de Educação para o Trânsito. Projeto reforça o movimento Maio Amarelo realizado desde o começo do mês pela Prefeitura de Imperatriz.

Na ocasião, os agentes repassaram orientações sobre boas práticas ao guiar o veículo, consideradas fundamentais para garantir um trânsito mais seguro para condutores, passageiros e pedestres, principalmente quem utiliza a rodovia Pedro Neiva de Santana (Imperatriz-João Lisboa).

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, considera positivo o andamento do movimento Maio Amarelo, embora ainda existam motoristas que insistem em desrespeitar a legislação causando acidentes com vítimas fatais. “Direção defensiva é para evitar acidentes e mortes no trânsito, pois grande parte dos desastres são causados por falha humana, por meio da imprudência”, ressalta.

Os alunos da Escola dos Amiguinhos, Vila Lobão, também assistiram nesta semana palestra educativa sobre o projeto “Travessia Segura” que orienta o pedestre a fazer de modo correto a travessia na faixa de pedestre.

O professor Marcos Vinicius, da Setran, explicou que diversos materiais didáticos foram utilizados para melhor compreensão dos alunos, inclusive foi montada uma transitolândia, pista com todos os recursos de sinalização para orientação, principalmente em relação ao projeto “Travessia Segura”. “Essa é uma ação que prevê a redução do índice de mortes no trânsito”, frisa.

Segundo ele, o “Travessia Segura” incentiva o respeito à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro, CTB, orientando os pedestres a atravessar nos locais seguros e sinalizados, de acordo com os estágios dos semáforos destinados a eles, e instruindo os motoristas a obedecer às faixas de travessia.

Trânsito e Transportes