Trânsito e Transportes

SINALIZAÇÃO

Vagas de estacionamento para motos e carros são disciplinadas

Objetivo é organizar o trânsito na área comercial e nas principais vias dos bairros

Publicado em: 09/02/2018 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Vagas de estacionamento para motos e carros são disciplinadas

Setran disciplina estacionamento exclusivo para motos e carros em avenidas e ruas da cidade (Foto: Gil Carvalho)

Vagas de estacionamento estão sendo disciplinadas nas avenidas Dorgival Pinheiro, Getúlio Vargas e ruas Luís Domingues, Centro, e Duque de Caxias, Vila Lobão. Medida objetiva organizar o trânsito, evitando que motocicletas estacionem de forma aleatória em vagas que poderiam ser utilizadas por veículos. Placas de sinalização, inclusive com pintura de solo, especificando estacionamento para cada categoria, foram fixadas pelos técnicos do Núcleo de Engenharia de Trânsito, da Setran.

O diretor executivo Ráder Leão observa que “o relacionamento entre motocicletas e outros veículos de quatro ou mais rodas nem sempre tem sido pacífico durante os deslocamentos e nas imobilizações, gerando conflitos”. “Essa situação geralmente ocorre porque as motocicletas estacionam em espaços entre outros veículos, os quais no momento da manobra de entrada e saída colidem com as motos, derrubando-as”, explica.

Ele orienta motociclistas a observarem os locais regulamentados para estacionamento de motos, evitando multas e a ocupação indevida de vagas destinadas a veículos nas ruas e avenidas devidamente sinalizadas. “Temos reservado, depois dos cinco metros de cada esquina, vagas de estacionamento para motos e o restante da quadra para carros”, frisa.

Ráder Leão lembra que motos e carros “disputavam” vagas no setor comercial e estacionavam aleatoriamente reduzindo os locais para veículos. “E com essa ação proporcionamos mais vagas, contribuindo na organização do trânsito”, enfatiza.

Trânsito e Transportes