Trânsito e Transportes

ROTATIVIDADE

Zona Azul começa a funcionar no próximo mês em Imperatriz

Medida visa democratizar a utilização de vagas para estacionamento na área comercial

Publicado em: 04/08/2020 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Zona Azul começa a funcionar no próximo mês em Imperatriz

Prefeitura inicia sinalização dos locais destinados para estacionamento da Zona Azul em Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

O projeto de implantação do estacionamento rotativo de Zona Azul começa a funcionar no próximo mês em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. Objetivo é democratizar a utilização de vagas nas principais ruas e avenidas do setor comercial, evitando infrações cometidas por estacionamentos irregulares de fila dupla.

Em entrevista, o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, explicou que a Zona Azul não foi inventada pelo município de Imperatriz, mas criada desde 1970 para resolver o problema de estacionamento em grandes áreas comerciais urbana do país, contribuindo inclusive para uma maior circulação de pessoas nestes locais.

Ele observa que nas cidades onde funciona o sistema rotativo de vagas de estacionamento de veículos, o comércio chega a registrar um aumento no faturamento de mais de 60% depois da implantação da zona azul devido a grande rotatividade de clientes nestas vagas.

“Preocupado com a problemática de falta de vagas de estacionamento na área central de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos determinou à Secretaria Municipal de Trânsito que realizasse levantamento técnico para encontrar uma solução para resolver esse problema verificado em ruas e avenidas de grande movimento”, disse.

Segundo ele, depois de realizar todo levantamento da área estrangulada por falta de estacionamento, a solução encontrada foi a implantação da chamada Zona Azul, projeto que existe em grandes centros urbanos do Brasil. “Imperatriz não pode ser diferente, pois precisa se modernizar para acompanhar o desenvolvimento”, frisa.

Leandro Braga esclareceu que “o foco não é arrecadação de impostos, mas democratizar vagas de estacionamento rotativo na área comercial de Imperatriz”. “A receita estimada de arrecadação pela Zona Azul é muito menor que a quantidade de infrações geradas por estacionamento irregular, incluindo filas duplas em ruas e avenidas do Centro”, compara.

Ele observa que chegam a ser geradas diariamente entre 60 a 70% das infrações cometidas por estacionamento irregular na via pública em Imperatriz. “O objetivo não é multar, mas organizar o trânsito da cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão”, reitera

O secretário explica ainda que a Zona Azul vai proporcionar mais segurança viária, evitando veículos em estacionamento em filas duplas ou nas esquinas atrapalhando a visibilidade dos condutores e reduzindo ocorrências de acidentes de trânsito.

Sinalização zona azul

Leandro Braga ressalta que a sinalização da área da zona azul está sendo realizada desde a semana passada, devendo ser concluída até o final deste mês, devendo iniciar as atividades de rotatividade das vagas a partir de 1º de setembro “Nós estaremos nesta primeira quinzena do mês de setembro orientando motoristas sobre o funcionamento do estacionamento rotativo da Zona Azul”, concluiu.

Ele explica que no próximo dia 15  de agosto, a Prefeitura de Imperatriz iniciará ampla divulgação institucional nos meios de comunicação – rádio, televisão e redes sociais -, para explicar à sociedade como funcionará o projeto Zona Azul em Imperatriz.

Trânsito e Transportes