TRANSPARÊNCIA

ORIENTAÇÃO

Eleição para gestores de escolas municipalizadas ocorre nesta quinta-feira

Comunidade de 41 unidades participam do processo de escolha democrática

Publicado em: 28/11/2018 por Pedro Texeira

Secretaria de Educação

Eleição para gestores de escolas municipalizadas ocorre nesta quinta-feira

Eleições para gestores das escolas municipalizadas atende a recomendação do Ministério Público. (Foto: IMADRONEBR)

Profissionais que irão atuar como coordenadores no processo eleitoral para gestores de escolas municipais que funcionam em prédios alugados, participaram de reunião nesta quarta-feira, 28, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed. Participantes receberam os materiais de trabalho e últimas instruções necessárias para acompanhamento da eleição que ocorre amanhã, 29. Serão 41 escolas participando da escolha democrática de gestores.

Nas eleições anteriores, somente as escolas municipais, aquelas que funcionam em prédios próprios do Município, realizavam o pleito. Agora, atendendo recomendação do Ministério Público, pela primeira vez serão realizadas eleições também em escolas conveniadas ao município.

O pedagogo Fábio Monteiro, que atuará como coordenador, comenta sobre a importância da ação. “O processo democrático dentro da escola é válido, porque mostra representatividade de todo o corpo de servidores do município dentro das escolas, juntamente com a comunidade escolar. Quando participamos de um processo como esse nós sentimos que contribuímos e fortalecemos ainda mais o sistema democrático” – declara.

Os gestores das escolas municipalizadas e creches serão eleitos pelo voto direto e secreto da comunidade escolar, constituída por professores, especialistas, servidores, alunos maiores de 15 anos, pais de alunos ou responsáveis. A votação começa às 8h e finaliza às 17h.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, CME, Francisco Silvestre esclarece sobre o resultado. “Será divulgado no final do dia, ao término da votação e após apuração. Depois disso, levaremos todo material para o Conselho, para homologação, marcaremos o dia da posse dos eleitos, com previsão pra a primeira semana de Janeiro.” – informa. 

TRANSPARÊNCIA