TRANSPARÊNCIA

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano de resíduos sólidos será apresentado nesta terça-feira

Avaliação da versão preliminar do documento será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em: 12/03/2018 por Kayla Pachêco

Secretaria do Meio Ambiente

Plano de resíduos sólidos será apresentado nesta terça-feira

Oficinas comunitárias discutiram a proposta em seis polos, inclusive na zona rural. (Foto: Assessoria)

A Prefeitura realiza nesta terça-feira, 13,  audiência pública de avaliação e aprovação da Versão Preliminar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Imperatriz, PMGIRS. Coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, elaboração e discussão do documento é pré-requisito para resolução de demandas relacionadas às questões ambientais em Imperatriz, a exemplo da construção do aterro sanitário e efetivação da política de coleta seletiva.

Apresentação do documento será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde a partir das 14h. "Esta será a oportunidade de avaliar o conteúdo apresentado, bem como apresentar críticas, sugestões e melhorias para o Plano. Além disso, será o momento de avaliar se as colocações feitas nas Oficinas Comunitárias estão sendo contempladas. Contamos com a presença de toda comunidade para prestigiar e contribuir com a audiência", destaca Rosa Arruda, secretária municipal de Meio Ambiente.

Além das oficinas realizadas, em fevereiro, para facilitar acesso ao documento, a Prefeitura disponibilizou consulta via internet no link: www.imperatriz.altouruguai.eng.br/forums/topic/qualidades-residuos-solidos/. Além da leitura, interessados podem apresentar críticas, sugestões e apontamentos práticos.

"A participação popular é fundamental para a proposição de melhorias em relação à limpeza pública e à criação e desenvolvimento de programas voltados à política de gestão dos resíduos sólidos, através de ações como coleta seletiva, reciclagem, de responsabilidade do poder público e da comunidade", observa a secretária. 

Próximo passo

Após a audiência pública, documento seguirá à disposição da comunidade de Imperatriz para contribuir de forma presencial ou no Fórum Online, onde serão reunidas todas as colocações e formalizada a Versão Final do Plano, que será submetida ao julgamento das autoridades, tanto o Executivo quanto a Câmara de Vereadores.

"Durante todo o mês de março a comunidade poderá participar. Cumpridas essas etapas, projeto de lei do Plano de Resíduos Sólidos segue para votação na Câmara no início de abril. Em seguida, começam as discussões do Plano de Coleta Seletiva", detalha o engenheiro ambiental, Alisson Daniel Fernandes,  assessor de Projetos Especiais da Semmarh.

TRANSPARÊNCIA