TRANSPARÊNCIA

MELHORIA

Prefeitura amplia acesso a dados sobre contratos e licitações

Portal da transparência foi reformulado para facilitar informações à comunidade

Publicado em: 22/02/2019 por Kayla Pachêco

Controladoria-Geral do Município

Prefeitura amplia acesso a dados sobre contratos e licitações

Informações sobre aplicação de recursos podem ser acompanhadas pelo portal da transparência (Foto: Assessoria)

Servidores de todas as secretarias municipais participaram de treinamento na quinta-feira, 21, sobre alimentação de dados no portal da transparência do Município. Capacitação promovida pela Controladoria Geral do Município, CGM, e Superintendência de Tecnologia e Informação, STI, órgão ligado à Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, foi realizada no auditório da Secretaria de Educação, e teve o objetivo de apresentar novo formato para inserção dos procedimentos de licitação e contratos no Portal, que a partir de agora traz informações detalhadas sobre a aplicação de recursos públicos de responsabilidade da Prefeitura.

Inovação é fruto de trabalho conjunto da Controladoria e Secretaria de Administração, pastas respectivamente responsáveis pelo controle do portal e desenvolvimento de ferramentas no site oficial da Prefeitura. "As adequações incrementadas no portal são fruto de planejamento que prioriza a lisura de todo o trabalho desenvolvido pela gestão Assis Ramos. Detalhamos as informações de forma mais didática para a comunidade acompanhar todas as ações do Município", ressalta Davi Cardoso, controlador-geral do Município.

De acordo com José Antônio Pereira, secretário de Administração e Modernização, cada secretaria será responsável pelas informações sobre contratos e licitações. "Os dados podem ser consultados por secretaria, empresa contratada, número do contrato e processo, e conterão todas as informações detalhadas num formulário que disponibilizará inclusive, valores e datas de início e fim da vigência dos contratos".

No encontro, o superintendente do STI, Derek Cunha Lima, ressaltou que a reformulação do sistema de contratos e licitações facilitará aos servidores responsáveis de cada secretaria alimentarem todas as informações no Portal e manterem os dados constantemente atualizados. “A atualização dessa ferramenta irá melhorar na transparência das informações aos munícipes com layout detalhado”, destacou o funcionário.

O Chefe de Contas e Controle Interno da CGM, Gilberto de Sousa, informou que “essas atualizações constantes de procedimentos de inserção de dados, e a disponibilização dessas informações à sociedade a aos órgãos de controle externo, além de atenderem aos princípios constitucionais da Administração Pública, mostram o compromisso de transparência da gestão”.

Informações sobre aplicação de recursos podem ser acompanhadas pelo link www.imperatriz.ma.gov.br/transparencia.

TRANSPARÊNCIA