Notícias

NOVEMBRO AZUL

Unidade móvel oncológica realiza mutirão de serviços voltados ao Novembro Azul

O foco da campanha são homens acima de 45 anos afrodescendentes e que tenham histórico familiar de câncer de próstata e a população geral, homens acima de 50 anos

Publicado em: 04/11/2019 por Kalyne Cunha

Unidade móvel oncológica realiza mutirão de serviços voltados ao Novembro Azul

O ônibus oncológico ofertará os serviços gratuitos para à população durante o mês de novembro (Foto: Edmara Silva)

O movimento global conhecido como Novembro Azul é aderido pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, com objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata nos homens. Durante esta semana, de 4 a 8 de novembro, a unidade móvel oncológica estará atendendo à população com serviços de prevenção ao câncer da próstata e atendimento médico com urologista. O ônibus ficará estacionado, de 8 às 12h, em frente ao Estádio Municipal Frei Epifânio D'Abadia e continuará, também, com os atendimentos voltados à saúde da mulher. 

De acordo com a gerente da atenção básica, Sormanne Branco, o mês de novembro é oportuno para conversar com a população masculina sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Queremos atentar não só para a saúde da próstata, mas incentivar esse público a olhar mais para a sua saúde, e mostrar a importância de fazerem exames que podem prevenir uma série de outras doenças. Infelizmente os homens só vão ao médico quando sentem algo, ter a consciência de que é preciso, também, fazer um check-up é fundamental”, aponta.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com o histórico familiar da doença. A coordenadora do setor da oncologia, Vilenice Batista, esclarece que os serviços ofertados são realizados durante todo ano, mas este mês o foco está voltado para a saúde masculina. O mutirão azul  realiza serviços voltados a saúde do homem, como o exame  de sangue: Antígeno Prostático Específico, PSA, que é realizado em jejum e o de toque retal. É importante frisar que um exame não descarta o outro, ambos se complementam e o resultada possibilita um diagnóstico preventivo do câncer da próstata”. Para realizar o exame de sangue é necessário o paciente está em jejum.

O pedreiro Hélio Ferreira, 59 anos, discorreu sobre sua rotina de exames voltados ao diagnóstico do câncer da próstata. “Temos que prevenir para não precisar remediar. Desde os 50 faço o acompanhamento, e há três anos a próstata deu uma aumentada. No exame a sensibilidade da próstata está boa, mas no PSA deu alta e preciso fazer uma investigação mais aprofundada, a biópsia.Quando a gente tem os sintomas pode não ter nada, o complicado é não ter sintomas. Anualmente faço o exame de PSA e o toque em anos alternados”. 

Sobre a idade mínima  em procurar os serviços de prevenção ao câncer, o urologista Waldir Lage explica que “homens acima de 45 anos afrodescendentes e que tenham histórico familiar de câncer de próstata e a população geral, e os homens acima de 50 anos são o foco da campanha. Na ocasião, são  realizados exames de dosagem de colesterol, triglicérides, glicemia, e vemos ainda, a parte genitália, por causa da incidência do câncer de pênis na região”.

Sintomas

O câncer de próstata pode não apresentar sintomas em fase inicial. Há casos onde os sintomas são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, em 2018 foram diagnosticados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.  Dados do IBGE apontam um crescimento acelerado em 2060, onde 25,5% da população brasileira vai ter mais de 65 anos. Diante do cenário de escalada acelerada de envelhecimento populacional, a campanha é uma medida preventiva para essa população envelhecer com saúde e o melhor de tudo, de forma mais independente.

Requisitos para atendimento

É preciso apresentar cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, comprovante de endereço e um documento de identidade com foto. Para as mulheres é preciso está há três dias sem manter relação sexual, para realizar o exame preventivo do colo de útero, já os homens precisam está em jejum para o exame de sangue.

Notícias