VERÃO 2018

PRAIAS

Aberto oficialmente o período de veraneio

Nas praias, estrutura, segurança e diversão garantidas

Publicado em: 17/07/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Aberto oficialmente o período de veraneio

Praias contam com aparato completo de segurança para receber banhistas (Foto: Patrícia Araújo)

Foi aberto oficialmente o período de veraneio nas praias do Rio Tocantins, em Imperatriz. No último domingo, 15, véspera de aniversário dos 166 anos da cidade, a Prefeitura entregou ao público as estruturas das praias do Meio e Cacau. Barraqueiros e banhistas agora podem desfrutar a temporada mais quente do ano, com segurança e conforto, até setembro.

Durante a cerimônia de abertura, o procurador Geral do Município, Rodrigo do Carmo, representando o prefeito Assis Ramos, agradeceu a presença e apoio dos órgãos envolvidos. “Essa estrutura é resultado dos esforços da Prefeitura de Imperatriz e de todos que participaram ativamente para que essa organização fosse entregue com sucesso. Nossa expectativa é que tenhamos um veraneio sem acidentes, um verão como antes nunca visto nesta cidade”, enfatizou.

De acordo com o superintende da Defesa Civil, Josiano Galvão, as praias contam com o aparato completo de segurança. “As áreas estão demarcadas para limitar o espaço de banho, proporcionando, assim, mais segurança aos banhistas, além de uma estrutura de barracas que atende os empreendedores que aqui trabalham e visitantes do município e outros estados”, destacou.

Para o segundo sargento da Marinha e chefe de inspeção, Carlos Eduardo, o foco é intensificar a fiscalização quanto à documentação e estrutura das embarcações. “Neste período de veraneio redobramos nossas atividades, sempre procurando estabelecer um contato maior entre o órgão e a sociedade. Nosso trabalho consiste no cumprimento de lei, além de proporcionar segurança dos banhistas e tripulantes das embarcações que circulam nas orlas das praias e demais áreas de banho”, garantiu.

Como forma de proporcionar melhor acolhimento e segurança aos visitantes, placas de sinalização e advertência foram afixadas em pontos estratégicos das áreas de banho. Este ano as praias contam com padronização das barracas, uniformização e aviso sobre horário e localização dos guarda-vidas, que trabalharão em regime de revezamento durante os finais de semanas nas praias do Meio e Cacau.

Elton Alves de Sousa, morador do habitacional Sebastião Régis, parabenizou a organização e enfatiza que se sente seguro para frequentar o local com a família. “Imperatriz sempre tem boas opções, e com a estrutura da Praia do Cacau proporcionada pela Prefeitura, acredito que o período de veraneio será um dos melhores até então”, disse.

Assim como em anos anteriores, o plano de ação das praias conta com dispositivos de limpeza, infraestrutura, instalação de banheiros químicos, preservação do meio ambiente, salva-vidas, estacionamento, rede de energia elétrica, controle do trânsito e palco para apresentações artísticas. Para segurança dos frequentadores, as áreas de banho possuem os serviços efetivos do Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, Marinha do Brasil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do secretário de Administração e Modernização, José Antonio Pereira, ouvidor Geral do Município, Carlos Lima, representantes da Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Samu. Associação dos Barraqueiros da Praias do Cacau foi representado por seu presidente, Francisco Gomes Tamdoro. A Câmara Municipal também esteve presente representada pelo vereador José Arimatheia Ditola (PEN).

Promovido pela Prefeitura de Imperatriz, na quinta-feira, 19, na Praia do Cacau, a partir das 20h, acontece à solenidade oficial de shows no período de veraneio. Para animação do público, a atração principal será o cantor paraense e ícone do brega, Wanderley Andrade.

VERÃO 2018