VERÃO 2018

VERÃO A GENTE FAZ

Blitz na Praia do Cacau reforça importância da preservação do meio ambiente

Ação foi realizada na noite de quinta-feira, 9, na via de acesso ao balneário

Publicado em: 10/08/2018 por João Rodrigues

Secretaria do Meio Ambiente

Blitz na Praia do Cacau reforça importância da preservação do meio ambiente

Ação faz parte do projeto “Verão, A gente Faz” desenvolvido pela Prefeitura (Foto: Patrícia Araújo)

Com objetivo de incentivar a população a preservar o meio ambiente, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou na noite de quinta-feira, 9, uma blitz educativa na via de acesso à Praia do Cacau. Ação faz parte do projeto “Verão, A gente Faz” desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz. A data e horário foram definidos em razão da programação de shows que vêm reunindo mais de 10 mil pessoas por noite no local.

Durante aproximadamente duas horas, os servidores entregaram kits de lixocar, uma sacola para recolhimento do lixo do carro, panfletos e pregaram adesivos da campanha em veículos.

“Tem muita gente que tem a cultura de jogar o lixo no chão ou pela janela do carro e ao entrar este lixo-car (sacola) orientamos ao motorista vai guardar os resíduos adequadamente para dispensá-los no local adequado”, disse a diretoria de departamento do núcleo de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Soares.

Integrante da equipe, o engenheiro agrônomo da Assessoria de projetos da Semarh, Fábio Batista, afirmou que o trabalho de educação ambiental vem surtindo efeito esperado. Vários frequentadores da Praia do Cacau já fazem o descarte correto do lixo. 

Na abordagem aos veículos era possível perceber a boa receptividade a campanha.
“Esta atitude da Prefeitura é muito boa, porque incentiva a preservar mais o meio ambiente. Isso evita que o rio fique mais poluído e é bom para todo mundo”, avaliou o taxista Dênis de Oliveira Sousa.

O comerciante Gaspar Rocha, responsável pela entrega regular de peixe na Praia do Cacau, foi um dos abordados na blitz da Semmarh e aprovou a ação: “Isso é muito importante porque as pessoas ficam sabendo da ação da prefeitura”, disse.

Outras ações

A Secretaria de Meio Ambiente vem atuando de forma sistemática nas praias de Imperatriz. Recentemente se reuniu com barraqueiros a quem orientou fazer o descarte correto do lixo e recolhimento de óleo de frituras em vasilhames específicos e não fazerem o descarte na areia ou no matagal.

Os técnicos da pasta visitam a praia regularmente para desenvolver novas ações e conferir a qualidade da praia que nas noites de quinta-feira, vem recebendo grande quantidade de frequentadores. Nessa quinta-feira, por exemplo, os organizadores estimaram 15 mil pessoas presentes para acompanhar o show da banda Bonde do Vaqueiro.

VERÃO 2018