VERÃO 2018

VERÃO 2018

Placas sinalizam normas de utilização das praias

Público deve ficar atento aos cuidados e restrições nas áreas de banho

Publicado em: 24/07/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Placas sinalizam normas de utilização das praias

Placas orientam proibição de churrasqueiras, cães e automóveis na área de banho (Foto: Patrícia Araújo)

Frequentadores e banhistas devem ficar atentos às normas de utilização das praias do rio Tocantins em Imperatriz. Para evitar transtornos e garantir a diversão de todos, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta, entre as medidas, a proibição de animais domésticos, churrasqueiras e a entrada de veículos automotores nas áreas de banho. Objetivo é garantir um veraneio seguro, limpo e sem risco aos visitantes.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Henrique Soares, fiscais que detectarem banhistas acompanhados de cães nas praias, farão a abordagem dos proprietários solicitando a retirada do animal do local. “A permanência dos animais nas praias são os riscos de doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos através das fezes, urinas e salivas. Outro fator iminente de contaminação são as dermatites caninas, que, em alguns casos, podem ser transmitidas, caso o cão sofra da enfermidade”, esclarece.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, enfatiza que, mesmo com a presença das placas de sinalização alertando sobre o que não pode ser utilizado nas áreas de banhos, alguns resistem em obedecer as normas. “Embora as praias sejam espaço público, há regras que tem que ser respeitadas para o bem estar dos demais frequentadores. Até o momento não tivemos nenhum contratempo grave, uma vez ou outra tem aqueles que insistem em descumprir as normas, trazendo churrasqueiras ou seus cães, o que pode gerar multas para quem insistir na prática", enfatiza.

Segundo ele, outra orientação importante para quem visita as praias é para que pais ou responsáveis não se afastem das crianças ou as percam de vista.“Crianças e adolescentes devem ser observadas o tempo todo, mesmo em locais que aparentam ser seguros, já que elas não possuem percepção clara dos perigos de acidentes ou mesmo de afogamento”, ressalta.

Segurança garantida

Para garantir a tranquilidade dos frequentadores e banhistas durante o período de veraneio, cerca de 25 guarda-vidas trabalham nos finais de semanas, das 9h às 18h, nas Praias do Meio e Cacau. As áreas de banhos encontram-se demarcadas, e contam com a presença permanente da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Setran, Meio Ambiente, Centro de Zoonoses, entre outros  órgãos parceiros.

Normas de utilização das praias

Proibidos objetos de vidros; linhas cortantes (cerol ou linha chilena); animais domésticos; churrasqueiras; entrada de veículos automotores; não deixe crianças sozinhas; não ultrapasse as áreas demarcadas para banho; não entre na água embriagado; não jogar lixo nas praias.

VERÃO 2018