VERÃO 2018

VERANEIO

Projeto de conscientização e preservação ambiental é destaque nas praias

Banhistas, frequentadores e profissionais que trabalham nos locais são público da ação

Publicado em: 20/07/2018 por Sara Batalha

Secretaria do Meio Ambiente

Projeto de conscientização e preservação ambiental é destaque nas praias

As atividades do projeto continuam durante o período de veraneio (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura de Imperatriz, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, desenvolve todos os anos o projeto “Praia Limpa, Responsabilidade de Todos". Objetivo é orientar barraqueiros, vendedores ambulantes, barqueiros e visitantes das praias do Cacau e do Meio, sobre o descarte correto dos resíduos e contribuir com a conscientização da população sobre a preservação do Rio. Ação é coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental, Nea.

A secretária da Semmarh, Rosa Arruda explica que “é fundamental manter as praias limpas, porque além de questões estéticas, tem a saúde e preservação do meio ambiente, e é por isso que a Secretaria desenvolve um trabalho de conscientização com profissionais e banhistas”.

Ela acrescenta ainda que “é prioridade do prefeito Assis Ramos, a preservação dos rios e riachos, e ele sempre reforça o empenho da equipe para este tema tão relevante na cidade”, ressaltou.

No final da tarde de quarta-feira, 18, foi realizada reunião na Praia do Cacau com os barraqueiros, barqueiros e vendedores ambulantes para tratar do tema, e na quinta-feira, 19, blitz educativa. Atividades também incluem palestras e abordagens na entrada das praias, para recepcionar visitantes e divulgar o projeto com entrega de panfletos, lixo car e adesivo para veículos.

A engenheira florestal do Nea, Bárbara Soares, explica que “na temporada do veraneio é desenvolvido um trabalho de educação ambiental, e, além de educar, objetivo é orientar sobre como é feita a coleta seletiva, para que eles separem os resíduos que serão reaproveitados pela Associação dos Catadores de Material Reciclável”.

Foram instalados 10 contentores na Praia do Cacau pela empresa responsável pela limpeza urbana, Séllix, e outros quatro na Praia do Meio, que servirão para o depósito de lixo.

VERÃO 2018