VERÃO 2018

TERAPIA

Pacientes da rede de saúde mental visitaram Praia do Cacau

Atividades externas melhoram tratamento oferecido

Publicado em: 31/07/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Pacientes da rede de saúde mental visitaram Praia do Cacau

Dia de lazer contou com banho de rio e diversas atividades (Foto: Assessoria)

Na manhã da última segunda-feira, 30, cerca de 14 pacientes e familiares foram levados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental, à Praia do Cacau. “Atividades extra muros fazem parte da terapia de tratamento e proporcionam momento de lazer e interação social aos pacientes que geralmente não possuem oportunidade de participar de atividades como essas no dia a dia” – explicou a coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, Maria Aparecida.

Na praia, além de tomarem banho no rio, usuários participaram de passeio de lancha, e de quadriciclo, prática de esporte como voleibol, brincadeiras, dinâmicas e uma gincana. “Foram oferecidos também lanche e almoço. Segundo relatos, o passeio foi tão bom que alguns diziam que não queriam nem voltar. “Maravilhoso! Eu quero vir de novo” – afirmou a paciente Betânia Carvalho.

Passeio contou com a participação de pacientes que fazem tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial, CAPS´s, sob acompanhamento de uma equipe multiprofissional. A realização das atividades teve o apoio da Defesa Civil, que disponibilizou uma barraca para acomodação, lancha e o quadriciclo para o deslocamento, demarcação de área exclusiva para banho e reforçaram a equipe de salva vidas exclusivos para os pacientes.

“É uma terapia muito boa para os pacientes. Desde o início do ano estamos realizando atividades externas toda semana, e isso tem trazido um resultado significativo. Quando eles participam de atividades extra muros, observamos a satisfação, tranquilidade e concentração dos mesmos. Sem contar que isso melhora a interação com familiares, que também participam dos passeios” – ressaltou o Educador Físico, Rafael Rodrigues da equipe do CAPS III.

VERÃO 2018