verão 2019

ALERTA

Defesa Civil alerta para aumento no nível do rio Tocantins para esta quinta-feira, 19

Após fim da temporada oficial de praias o rio estará sujeito a oscilações

Publicado em: 19/09/2019 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil alerta para aumento no nível do rio Tocantins para esta quinta-feira, 19

Defesa Civil emite alerta para aumento no nível do rio Tocantins. (Foto: Assessoria)

Após o fim da Temporada Oficial de Praias em Imperatriz, no último 5 de setembro, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, informa que a partir desta quinta-feira, 19,  haverá um aumento no nível de águas do rio Tocantins.  Segundo o órgão, os dados são divulgados mediante informações do boletim de vazões do  Consórcio Estreito Energia, Ceste.  O período oficial é regulado pela resolução nº 376 de 6 de junho de 2011, da Agência Nacional de Águas, ANA. 

Segundo o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, a orientação é para que os empreendedores desmontem todas as  estruturas montadas nas praias do Cacau e do Meio. “As áreas de banhos do rio Tocantins encontram-se totalmente desprotegidas, vez que não contam mais com os dispositivos de segurança, aumentando assim, os riscos de acidentes e afogamentos”, afirma.

De acordo com o comunicado do Ceste repassado para a Defesa Civil nesta quarta-feira, 18, fora do período legal de praias, o nível do rio Tocantins está sujeito a variações significativas para atendimento às demandas do Sistema Interligado Nacional, SIN.

 

 

verão 2019