verão 2019

PROTEÇÃO

Defesa Civil alerta para os riscos de afogamento nas áreas de banho do rio Tocantins

Praias não contam mais com estrutura de segurança

Publicado em: 02/10/2019 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil alerta para os riscos de afogamento nas áreas de banho do rio Tocantins

Estruturas foram desmontadas no final da tarde dessa terça-feira, 01. (Foto: IMADRONEBR)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec orienta banhistas sobre os riscos de acidentes e afogamentos nas áreas de banho do rio Tocantins, em Imperatriz. No final da  tarde dessa terça-feira, 1, agentes do órgão removeram  por completo  tendas e barracas que ainda se encontravam fincadas nas praias do Meio e Cacau.  Segundo a Sumpdec, áreas de banho não contam com nenhum tipo de segurança que garanta a proteção dos banhistas.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, toda a estrutura da praia do Meio e do Cacau foi removida. “Retiramos nossa estrutura da praia do Cacau no dia seguinte ao prazo estipulado, ou seja, 5 de setembro. No entanto, teve alguns que permaneceram além do prazo, na expectativa das águas baixarem, situação essa resolvida pacificamente entre presidente de associações e empreendedores”, afirma.

Segundo ele, " áreas de banhos do rio Tocantins se encontram  totalmente desprotegidas, sem salva-vidas, corpo de bombeiros, áreas demarcadas e sem nenhuma  sinalização, o que aumenta ainda mais os riscos de acidentes e mortes". 

Nível do rio Tocantins

Conforme o monitoramento da Defesa Civil, o nível do rio Tocantins encontra-se -1.75 metros cúbicos abaixo de zero  nesta quarta-feira 02, e a vazão registrada foi de  908,52 m³/s. A previsão é de oscilação, com  1.140,80  m³/s para 24h, 1.145,31  m³/s para 48h e 1.146,85  m³/s para 72h.

verão 2019