verão 2019

VERÃO A GENTE FAZ

Defesa Civil dá dicas de segurança para evitar acidentes nas praias de Imperatriz

Ações consistem em rondas preventivas e orientações aos banhistas sobre cuidados e preservação das praias

Publicado em: 12/07/2019 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil dá dicas de segurança para evitar acidentes nas praias de Imperatriz

Defesas Civis alerta visitantes e banhista sobre regras de um lazer seguro (Foto: Edmara Silva)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec alerta visitantes e banhistas, através de placas de sinalização, a proibição de animais domésticos (cães), uso indevido de churrasqueiras e a entrada de veículos automotores nas áreas de banhos das Praias do Meio e Cacau. Objetivo é garantir um veraneio seguro, limpo e sem risco de acidentes.

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil esclarece que levar cachorros para praia é proibido. “Apesar da presença de placas alertando a proibição de cachorros nas dependências das áreas de banhos, muitos resistem em obedecer e acabam descumprindo as regras, o que pode gerar multas para quem insistir na pratica”, destaca.

Segundo ele, embora as praias sejam espaço publico, há regras que tem que ser respeitadas para o bem estar dos demais frequentadores. “Até o momento não tivemos nenhum contratempo grave, uma vez ou outra tem aqueles que insistem em descumprir as normas”, ressalta.

Para o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Henrique Soares, fiscais que detectarem banhistas acompanhados de cães nas praias, farão a abordagem dos proprietários, solicitando a retirada do animal da área de banho.

“A não permanência dos animais nas praias são os riscos de doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos através das fezes, urinas e salivas. Outro fator iminente de contaminação são as dermatites caninas, que, em alguns casos, podem ser transmitidas para seres humanos, caso o cão sofra da enfermidade”, esclarece.

De acordo com a Defesa Civil, outra orientação importante para quem visita as praias são para que pais ou responsáveis não se afastem das crianças ou as percam de vista.

“Crianças e adolescentes devem ser observadas o tempo todo pelos pais ou responsáveis, mesmo com a presença dos guarda-vidas, Corpo de Bombeiros ou locais que aparentam ser seguros, não devendo nunca ultrapassarem as áreas demarcas”, alerta.

Para garantir a segurança dos visitantes e banhistas durante a temporada de praias no rio Tocantins, agentes da Defesa Civil, auxiliados por guarda-vidas permanecem de prontidão diariamente das 8h às 18h nas praias do Meio e Cacau. Aos finais de semanas e feriados o número de guarda-vidas e agentes da Sumpdec são redobrados. As áreas de banhos de ambas as praias encontram-se demarcadas, e contam com a presença permanente da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Setran, Samu, Meio Ambiente, Centro de Zoonoses, entre outros.

Normas de utilização para manter as praias limpas e seguras

Proibidos objetos de vidros; linhas cortantes (cerol ou linha chilena); animais domésticos; churrasqueiras; entrada de veículos automotores; não deixe crianças sozinhas; não ultrapasse as áreas demarcadas para banho; não entre na água embriagado; não jogar lixo nas praias.

verão 2019